CULTURA

Arte africana catalogada e analisada

Livro 'Legados: a Coleção de Arte Africana Cerqueira Leite', que registra obras do acervo do professor Rogério Cerqueira Leite, será lançado em Campinas

Aline Guevara/[email protected]
12/06/2024 às 15:28.
Atualizado em 12/06/2024 às 16:46
 (: Chun (Dalton) Yatabe e Guilherme (Galembeck))

(: Chun (Dalton) Yatabe e Guilherme (Galembeck))

Ainda que o Brasil tenha uma enorme parcela de população descendente dos povos africanos – mais de 50% da população se reconhece como –, ainda há pouca valorização no nosso país de arte proveniente daquele continente. Essa é a opinião do cientista e colecionador de arte Rogério Cezar de Cerqueira Leite, que dia 13 de junho, às 18h30, no Auditório do Campus I da PUC-Campinas para o lançamento do livro “Legados: a Coleção de Arte Africana Cerqueira Leite”. O catálogo (392 páginas) é bilíngue, assinado em conjunto pelas editoras Splendet, da PUC-Campinas, e pela Editora Unicamp, e cataloga e analisa as raras peças do acervo de Cerqueira Leite.

O livro é composto por 370 imagens, principalmente de estatuetas e máscaras africanas, comentadas com a contextualização do período histórico no qual foram criadas e de quando foram apropriadas pelo continente europeu.  Muitas das obras retratadas no livro, segundo o cientista, já foram expostas em museus no Brasil e na Europa, e foram coletadas por ele ao longo de sua vida em viagens pelo continente africano, mas também no Brasil e em países europeus. As imagens e comentários de 370 peças africanas chegaram a ser expostas no século XIX  “como prova do suposto atraso cultural e intelectual dos povos africanos”, numa possível tentativa de justificar o sanguinário uso de força durante as invasões dos territórios daqueles povos pelos europeus. 

O evento de lançamento do livro contará com uma exposição de cerca de 20 peças de seu acervo. “Em alguns desses lugares, as pessoas nem davam valor para as peças magníficas. A arte africana tem um espírito inovador, ousado e vanguardista. Alguns dos maiores artistas do mundo copiaram obras africanas, principalmente na pintura. E aqui no Brasil, valorizamos pouco ainda essa arte. Temos pouca coisa nos museus, as pessoas não conhecem”, explica. Uma das propostas do livro é a disseminação da cultura de diferentes regiões daquele continente.

Rogério Cezar de Cerqueira Leite tem várias coleções de arte vindas de muitas partes do mundo, além da África. Mais de 4.500 peças fazem parte de seu acervo. Em 2022, ele publicou outro livro, “Arte e Arqueologia da América Indígena”, cujo foco era a coleção pré-colombiana pertencente ao cientista.

CONTEXTUALIZANDO

Os autores Lisy-Marta Heloísa Leuba Salum, doutora em Antropologia Social e docente da área de Etnologia Africana no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, e Renato Araújo da Silva, pesquisador da Associação Museu Afro Brasil, organizaram a publicação de “Legados: a Coleção de Arte Africana Cerqueira Leite” em cinco capítulos (I. África Setentrional e Oriental; II. África Central; III. África Ocidental; IV. Arte africana e signos de riqueza e poder; e V. Arte africana e sua modernização). O livro precisou de dois anos de produção e muito trabalho da equipe envolvida. “A arte africana envolve história da África, filosofia, africanos, brasileiros olhando para a África, diásporas, escravidão, colonização. Você precisa falar de tudo isso quando está analisando”, explica Lisy.

A autora, que também foi a primeira estudante de arte africana no Brasil, conta que os textos descritivos do livro, em formato de catálogo, visam trazer a complexidade de tentar entender essa cultura tão rica e diversa. Afinal, ela abarca um continente enorme com povos diferentes. Muitas peças consideradas africanas em território brasileiro, informa a autora, são cópias, reproduções ou obras que tiveram influências de nossa própria cultura. “A arte do livro, que parte de peças que realmente são africanas, tenta fazer a distinção de todas essas coisas, assim como mostrar a proximidade entre elas”, complementa.

O livro tem como objetivo atingir interessados no tema, mas principalmente tem o propósito de formação educativa. “Há no catálogo muitas peças representativas, seja de estilo ou de história das populações. Utilizamos uma literatura muito ampla, muitos estudos, para poder escrever cada verbete no livro”, detalha Lisy. A obra faz uma grande contextualização, e não só descrição, das artes retratadas.

PROGRAME-SE 

Lançamento do livro ‘Legados: a Coleção de Arte Africana Cerqueira Leite’ 

Quando: Amanhã, dia 13/06, às 18h30 

Onde: Auditório do Campus I da PUC-Campinas – Av. Dr. Caio Pinto Guimarães, 45-213, Parque dos Jacarandás, Campinas 

Entrada gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por