CARNAVAL RETRÔ

Arranjo inédito de Chiquinha Gonzaga recebe releitura de grupo do Anelo

Leitura de 'Oh! Abre Alas', de 'Combo Anelo", e a música 'Zabulê’ do grupo '6Teto' foram lançadas em plataformas digitais

Cibele Vieira/ [email protected]
15/02/2024 às 16:34.
Atualizado em 15/02/2024 às 16:34
‘Combo Anelo’ lança releitura de ‘Oh! Abre Alas’, a primeira canção carnavalesca brasileira, em plataformas digitais e em clipe no Youtube (Marlon Rissato)

‘Combo Anelo’ lança releitura de ‘Oh! Abre Alas’, a primeira canção carnavalesca brasileira, em plataformas digitais e em clipe no Youtube (Marlon Rissato)

Uma leitura inédita do clássico "Oh! Abre Alas", composição da musicista brasileira Chiquinha Gonzaga (1847- 1935), foi disponibilizada no último sábado (dia 10) em diversas plataformas de streaming de música pelo grupo "Combo Anelo", formação composta por alunos do Instituto Anelo que focam principalmente no estilo gafieira. E ontem, dia 14, a música 'Zabulê' foi lançada pelo "6Teto Anelo", em parceria com o premiado trompetista Diego Garbin. A composição do músico Marcelo Louback, que faz um passeio do jazz ao funk carioca, foi publicada em todas as plataformas de streaming, além de um clipe no Youtube.

CARNAVAL RETRÔ

O ineditismo do lançamento da releitura de "Oh! Abre Alas" — considerada a primeira canção carnavalesca da história brasileira — deve-se à inclusão de um arranjo original para pequena orquestra assinado pela própria compositora, obtido em um manuscrito digitalizado pelo Instituto Moreira Salles e que nunca havia sido registrado fonograficamente. O saxofonista, flautista, clarinetista, arranjador e professor Vinícius Corilow, do grupo Combo Anelo, explica que no arranjo criado por ele nesse lançamento "foram incluídas frases de outras músicas de Chiquinha Gonzaga, como 'Gaúcho (Corta Jaca)', 'Atraente' e 'Lua Branca'.

É uma homenagem a ela, mas também uma honra para nós podermos trabalhar com a obra de uma compositora tão importante para a história da música brasileira", afirma Corilow. O clipe de lançamento foi gravado na Praça Carlos Gomes, em Campinas. O grupo foi criado em 2021 como parte do projeto Prática de Banda.

FUNK E JAZZ

O Anelo 6Teto, grupo de jazz formado em 2019 e ligado ao Instituto Anelo, fez uma parceria com o músico Diego Garbin para gravar a música 'Zabulê'. "A música tem o sentimento do funk carioca aliado à fusão com o jazz brasileiro que a gente já faz. O resultado nos deixou muito satisfeitos", afirma o músico Marcelo Louback. Ele comenta que a forma de tocar de Garbin — trompetista, professor e coordenador da Big Band do Conservatório de Tatuí — "se encaixa muito bem com a forma como a gente toca no sexteto, de maneira que ele foi o músico perfeito para este projeto. A presença dele é uma honra para nós".

Formado por Deivyson Fernandez (piano), Filipe Lapa (bateria), Josias Teles (baixo elétrico), Marcelo Louback (saxofones e flautas), Leo Pelegrin (percussão) e Vinicius Corilow (saxofone, flautas e clarinete), o Anelo 6Teto mescla a sonoridade de ritmos populares brasileiros com a improvisação e a vanguarda do jazz e o groove da black music.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por