Adeus

Aracy Balabanian morre no Rio de Janeiro aos 83 anos

Com um sorriso cativante e papéis marcantes no teatro e na televisão, a atriz fazia tratamento para combater um câncer no pulmão

Cibele Vieira/ [email protected]
08/08/2023 às 09:40.
Atualizado em 08/08/2023 às 09:40
Aracy mostrou talento em 50 novelas e em 25 peças de teatro (Reprodução/ Instagram)

Aracy mostrou talento em 50 novelas e em 25 peças de teatro (Reprodução/ Instagram)

A atriz Aracy Balabanian morreu na manhã desta segunda-feira, 7, aos 83 anos, em uma clínica particular no Rio de Janeiro. Ela estava internada em tratamento contra um câncer de pulmão, diagnosticado no fim do ano passado. Sua carreira artística começou no teatro na adolescência e se desenvolveu entre os palcos e as emissoras de televisão. A Dona Armênia na novela “Rainha da Sucata” (1990) e Cassandra no humorístico “Sai de Baixo” (1996) são os papéis mais marcantes de sua longeva carreira.

Filha de imigrantes armênios, Aracy nasceu em 22 de fevereiro de 1940 em Campo Grande, MS. Aos 12 anos, já morando com a família em São Paulo, ela se emocionou assistindo a uma peça de teatro e descobriu ali seu desejo de carreira. Para realizar o sonho de estar nos palcos, a menina teve que driblar a rejeição do pai e, aos 14 anos, fez seu primeiro teste no Teatro Paulista do Estudante. Aos 18 anos prestou dois vestibulares: para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e para Ciências Sociais, na USP - este, atendendo ao desejo do pai. Aprovada em ambos, abandonou o segundo no terceiro ano para se dedicar totalmente ao teatro.

Além dos personagens cômicos que interpretou, ela também construiu personagens clássicos na televisão. Um dos primeiros trabalhos na telinha foi na novela "Antônio Maria", da TV Tupi (1968-1969). Passou ainda pelo programa infantil "Vila Sésamo" (1973), pelas novelas "Mania de Querer" e "Helena", da Rede Manchete e seu retorno à Globo em 1989 foi na novela "Que Rei Sou Eu?". Passou as décadas de 1970 e 1980 atuando praticamente em uma telenovela por ano. Seus últimos papéis na TV foram em "Sol Nascente" (2016) e "Pega Pega' (2017). Em 2018, fez uma participação em "Malhação - Vidas Brasileiras" como a avó Janete, e em 2019 do especial de fim de ano "Juntos a Magia Acontece", como Dona Rosa. 

Aracy nunca se casou, nem teve filhos. A última foto publicada nas redes sociais, no início de julho, foi com o filho caçula da campineira Claudia Raia. "Uma artista gigante e talentosa. Ela será sempre nosso tesouro nacional, obra-prima de pura devoção ao seu ofício", publicou Claudia nas redes sociais. O ator e escritor Miguel Falabella também prestou homenagens à atriz e registrou um "te amo para sempre". Tony Ramos disse se tratar de uma “perda absoluta de uma pessoa incrível, ética, corajosa, determinada".

O velório aberto ao público está previsto para esta terçafeira, das 10h às 13h, no Theatro Municipal do Rio. A seguir, haverá uma cerimônia de cremação no Cemitério do Caju com acesso restrito apenas aos familiares e amigos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por