CADERNO C

Antologia da sexualidade humana

Mais de duas décadas de artigos publicados no Correio Popular pelo psiquiatra, sexólogo e escritor Joaquim Zailton Bueno Motta estão em seu novo livro

Cibele Vieira/[email protected]
01/04/2025 às 15:10.
Atualizado em 01/04/2025 às 15:56
A capa do livro ‘Antologia das Crônicas’ estampa vários artigos de autoria de Joaquim Zailton Bueno Motta (foto) publicados no Correio Popular (Divulgação)

A capa do livro ‘Antologia das Crônicas’ estampa vários artigos de autoria de Joaquim Zailton Bueno Motta (foto) publicados no Correio Popular (Divulgação)

O mundo mudou muito desde o final do segundo milênio, mas temas relacionados à sexualidade humana, existencialismo, filosofia e as muitas formas de manifestar o amor continuam despertando interesse e reflexões. O psiquiatra, sexólogo e escritor Joaquim Zailton Bueno Motta conhece bem esse universo, com o qual lida diariamente em seu consultório, e já escreveu 12 livros com informações relacionadas a esse universo, na forma de ficção, romance e ensaios. Mas como articulista, ele tem uma coleção de mais de mil crônicas, das quais selecionou 90 para seu novo livro, que será lançado nesta quinta-feira (dia 3): "Antologia das Crônicas". 

A maioria das crônicas escolhidas pelo autor para seu 13º livro foi publicada no Correio Popular, onde ele colaborou de maneira sistemática entre as décadas de 1990 e 2020, tanto no impresso quanto no digital. Entre os temas principais de seus artigos, considerados provocativos e polêmicos, estão questões de afetividade e sexualidade — envolvendo amor, sexo, medo e ódio —; de religiosidade — abrangendo pecados, bênçãos, culpa e perdão —; filosofia — teorias e práticas, políticas e ideologias —; e existencialidade, abordando comportamentos e sentimentos em fases e crises da vida. 

"Não queria deixar que tantos escritos se perdessem", diz o autor ao justificar a edição do novo livro "Antologia das Crônicas". Mas confessa que foi um bastante difícil selecionar somente 90 entre mais de mil. Escolheu títulos que julgava mais interessantes ou chamativos, dispostos por por ordem cronológica. O livro, somente com textos, tem 320 páginas e foi publicado pela Pontes Editores. Na capa, foi usada uma arte com vários recortes dos artigos — e suas ilustrações — publicados no Correio Popular. Joaquim Zailton Bueno Motta é ex-professor de Psiquiatria da PUC-Campinas e, além das mídias impressas e digitais, já participou de programas de TV, debates e palestras. 

TEMPOS DE MUDANÇAS 

A passagem do século 20 e parte do século 21 faz o recorte de tempo dos escritos do psiquiatra, especialista em psicoterapia e sexualidade humana. Ele comenta que houve uma revolução nos comportamento e hábitos de relacionamentos nesse período. Casos que comparam ética e moral, o desejo e o sentimento, os conflitos entre as vidas paralelas e o peso dos modismos, são apenas alguns dos temas presentes nas crônicas dessa antologia. 

Observando o mundo com interesse de escritor, mas com a experiência clínica como psiquiatra, ele conclui que "continuamos com muita falta de amor, amamos pouco e mal". E complementa que "ainda não aprendemos a amar de forma natural, de maneira espontânea, com menos ciúmes, menos compulsões, triangulações e preocupações narcisistas que trazem sofrimentos tolos e desnecessários". Questionado se existe um "amor perfeito", o escritor responde que "só o de Deus". 

Entretanto, dentro da relação humana, ele acredita que o amor fica mais próximo do ideal quando se consegue "amar e liberar, esse é o melhor exercício do amor". Outra questão comum que ele conta é a separação das questões de amor e sexo. "Eu costumo dizer para as pessoas que têm medo de se envolver com o outro, precisam colocar um preservativo (camisinha) na genital e outra no coração, se não quiser correr o risco de sofrer depois", salienta.

Em mais de duas décadas como cronista, Zailton comenta que, entre as muitas mudanças observadas, "teve o sai do armário, volta para o armário, muitas pessoas com vida bissexual e, ao mesmo tempo, muitas situações novas para os casais, como os casamentos abertos e os trisais, os casais homosexuais com filhos, enfim são muitas situações novas e panoramas complexos que mostram o quanto ainda temos de coisas para aprender nesse mundo do erotismo, da sexualidade, do amor", conclui.

PROGRAME-SE

Lançamento do livro ‘Antologia das Crônicas’

Quando: Quinta-feira, dia 3, das 19h às 21h30

Onde: Livraria da Vila, Shopping Iguatemi Campinas, Vila Brandina

Entrada Gratuita

Informações: Tel. (19) 2042-4464

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por