A celebração oriental traz à cidade um espetáculo internacional, com apresentação única e gratuita na próxima quarta-feira no Teatro Castro Mendes, e também um ato cultural no Paço Municipal
‘Dança do Leão’ poderá ser assistida no Paço Municipal de Campinas (Divulgação)
O Ano Novo Chinês, uma das celebrações mais importantes da cultura chinesa, é guiado pelo calendário lunar e é repleto de tradições, simbolizadas sempre por um animal e um elemento. Em 2025, é representado pela serpente de madeira. Para celebrar a data, o Teatro Castro Mendes terá seus 760 lugares cedidos gratuitamente para a apresentação do Grupo de Danças da Universidade Minzu (do Centro-Sul da China) na próxima quarta-feira (dia 12). “Cores da China” é um espetáculo que reúne danças tradicionais de várias minorias étnicas que compõem aquele país, com sua rica diversidade cultural. Os ingressos gratuitos serão distribuídos na entrada do teatro, uma hora antes da apresentação.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre as tradições do ano novo chinês também pode passar pelo Paço Municipal no dia 12 deste mês, às 15h, quando haverá a apresentação aberta e gratuita da ‘Dança do Leão’, pela Associação Shaolin Chan e Grupo Wushu Campinas. “Faremos uma apresentação de Dança do Leão com dois leões – na qual os participantes imitam os movimentos de um leão usando uma espécie de fantasia – e cada leão é conduzido por duas pessoas, que realizam a performance dançando ao som do tambor”, explica Ana Cristina Consoli, presidente da Aliança Brasil-China em Campinas. Ela explica que a Dança do Leão “é realizada para espantar os maus espíritos, trazer sorte, felicidade e prosperidade aos espectadores”, sempre na chegada do Ano Novo Chinês.
DANÇAS ÉTNICAS
O espetáculo “Cores da China” reúne 14 apresentações, num total de 1h30 de duração, com demonstração de diferentes formas de artes tradicionais chinesas, incluindo dança e música instrumental das 56 minorias étnicas da China. A apresentação é do Grupo de Danças da Universidade Minzu, criado em 1951, que tem a preocupação de preservar a cultura das pequenas etnias da China para as futuras gerações, explica Felipe Agne, diretor de Comunicação do Instituto Sociocultural BrasilChina (Ibrachina).
“Será uma oportunidade única para a comunidade de Campinas ter contato com um espetáculo internacional que mostra as diversas variantes dessa cultura milenar, com suas danças, formas de expressão, músicas e ritmos, que já conquistou muitos prêmios”, afirma.
Ele explica que é um espetáculo extremamente colorido, em um misto de esplendor e luxo com a delicadeza das manifestações culturais do país. Felipe compara as etnias étnicas chinesas com as diversas culturas presentes nas diferentes regiões brasileiras. Uma das apresentações, exemplifica, “é um bailado da cultura mongol chamado ‘Canção do brinde a cavalo’, que lembra as danças e vestuários dos gaúchos brasileiros, tendo os costumes da vida no campo e as cavalgadas como inspiração”. O espetáculo é uma realização do Ibrachina, com financiamento da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e a turnê do grupo é uma celebração do Ano Novo Chinês, que iniciou em 29 de janeiro e segue até 12 de fevereiro.
O ANO NOVO CHINÊS
O Ano Novo Chinês é uma das celebrações mais importantes da cultura chinesa e é guiado pelo calendário lunar. As tradições chinesas são celebradas em Campinas por uma comunidade estimada em 200 famílias, segundo o advogado Tak Chung Wu, diretor do Centro Cultural Chinês de Campinas e Região (Aliança Brasil China) e pesquisador do Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação do Ibrachina na Unicamp. Ele conta que a celebração do ano novo também é conhecida como Festival da Primavera. Na véspera, as famílias fazem limpeza geral da casa em um simbolismo para eliminar a má sorte e abrir espaço para a boa sorte e a esperança. Na China, essa é uma festa de dez dias, que envolve feriado e visitas familiares.
Cada ano chinês é regido por um dos animais do zodíaco chinês, sempre acompanhado de um elemento da natureza. 2025 será o Ano da Serpente de madeira e está relacionado à saúde, crescimento e estabilidade. No horóscopo chinês, a serpente é associada à sabedoria, intuição, criatividade e renovação.
“A habilidade de trocar de pele simboliza transformação e renascimento, o que torna este um ano propício para mudanças significativas e novos começos. Também pode indicar, no entanto, momentos de estratégia e planejamento cuidadoso, já que a serpente é um animal reservado e calculista, explica o diretor do Ibrachina. A influência do elemento madeira traz ainda mais dinamismo ao período, porque, segundo a tradição chinesa, impulsiona a criatividade e a expansão pessoal. Acredita-se que as pessoas nascidas nos anos da serpente sejam intuitiva.
PROGRAME-SE
ANO NOVO CHINÊS 2025
Apresentação da ‘Dança do Leão’
Quando: Quarta-feira, dia 12, às 15h
Onde: Paço Municipal – Avenida Anchieta, 200, Centro
Aberto e Gratuito
Espetáculo ‘Cores da China”’
Quando: Quarta, dia 12, às 19h30
Onde: Teatro Municipal José de Castro Mendes – Praça Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial
Entrada Gratuita – Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 18h
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.