Projeto de Lei

Alterada lei para novo regente da Orquestra Sinfônica

Com a mudança, os músicos indicados para assumir o cargo de regente serão avaliados e os nomes encam

Cibele Vieira
26/04/2022 às 09:03.
Atualizado em 26/04/2022 às 09:03
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (Divulgação)

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (Divulgação)

A escolha do novo regente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) parece entrar na reta final. Nesta segunda-feira (25) a Câmara Municipal aprovou, em última análise, o Projeto de Lei que promove alteração na lei 301/21, com objetivo específico de modificar o atual cargo de maestro da Sinfônica. Com esta deliberação, que teve 22 votos a favor e seis contra, a Secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, revela que pretende "entrevistar virtualmente esta semana os quatro candidatos indicados ao cargo de regente, repassando mais informações ao prefeito para que ele possa escolher o novo regente". 

O critério da indicação por lista tríplice definida pelos músicos foi mantido e ela seguirá para o prefeito na próxima semana, para que ele faça a escolha final. Embora não haja um prazo definido para que isso ocorra, a expectativa é que o assunto seja agilizado, já que a indicação do novo regente está em discussão desde o início de 2021 e a Orquestra segue sem regente desde dezembro. Hoje existem quatro nomes indicados pela Associação dos Músicos da Sinfônica: Alessandro Sangiorgi (italiano, naturalizado brasileiro), Bruno Borralhinho (português), Carlos Prazeres (brasileiro, carioca) e Enrique Diemecke (mexicano). 

"É importante destacar que discutimos o projeto em Audiência Pública no dia 14/04 na Câmara, quando a secretária municipal de Cultura explicou os detalhes das mudanças, bem como o presidente da Associação dos Músicos esclareceu a alteração da nomenclatura e dos critérios", diz o vereador Luiz Rossini (PV), líder de governo na Câmara, acrescentando que o PL não promove qualquer tipo de aumento de cargos. Quando propôs a mudança na legislação, a Associação simplificou as exigências de formação e titulação para o cargo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por