Com três apresentações em Campinas, a peça homenageia atrizes comediantes que quebraram tabus em período machista
Completando 30 anos de carreira, a atriz carioca Alexandra Richter, que agora mora em Campinas, promete arrancar muitas risadas da plateia do Teatro Oficina do Estudante Iguatemi neste fim de semana (Dalton Valério)
O humor é a maior virtude da humanidade e a capacidade de rir de si mesmo simplifica e atenua as tragédias da vida. Com esta ideia, a atriz Alexandra Richter sobe ao palco do Teatro Oficina do Estudante Iguatemi para interpretar cinco personagens em esquetes bem-humoradas narrando de um jeito bem brasileiro os acontecimentos improváveis de uma realidade que às vezes supera a ficção. A comédia “Uma loira na lua” nasceu de uma vasta pesquisa sobre o riso, mas foca em histórias sobre mulheres que tornaram a vida mais leve por meio do humor. Com 65 minutos de duração e classificação indicativa para acima de 12 anos, a peça estreia em Campinas neste fim de semana.
Usando uma linguagem que permite identificação e um olhar crítico sobre nossa época, a montagem reverencia grandes comediantes como Hebe Camargo, Marilia Pêra, Dercy Gonçalves, Nair Bello e a americana Lucille Ball. O projeto tem a direção de Luiz Antônio Rocha, texto de Ana Paula Botelho e Marcelo Moratto, cenografia e direção de arte de Clívia Cohen e direção de produção de Gustavo Nunes. Entre as personagens interpretadas pela protagonista, destaque para Marly de Bangu, uma empresária serial “que quer convencer os futuros compradores que morar na Lua é a solução todos os problemas do planeta, porque na Terra não dá mais”, comenta a atriz.
A montagem chega a Campinas - onde a protagonista Alexandra Richter mora atualmente para acompanhar a filha que cursa Medicina - depois de temporada bem-sucedida em São Paulo. “Estávamos prontos para estrear em março de 2020, mas o projeto acabou suspenso pela pandemia”, conta Richter. Este ano a turnê será interrompida para dar espaço à Copa do Mundo, “mas os espetáculos serão retomados em 2023 quando planejamos circular por todo interior paulista” comenta a atriz, que estava no ar recentemente como a divertida Julinha em “Além da Ilusão”, novela da TV Globo.
O riso que reflete
“Queremos falar do aqui e agora, por meio de uma linguagem que permita uma identificação imediata e um olhar crítico sobre nossa época. Tudo com muita graça e humor porque, seja qual for a situação, uma das melhores saídas é aprender a rir de nós mesmos, mas de forma inteligente e sem apelações”, explica o diretor Gustavo Nunes. Ele ressalta que “o espetáculo entretém o público, sem deixar de estimular a reflexão sobre os dias atuais”.
Ana Paula Botelho, que assina o texto ao lado de Marcelo Morato, comenta que “o propósito da peça é dialogar com o nosso tempo de modo crítico e divertido, trazendo novidades e criando bons momentos para o público”. A montagem também homenageia Paulo Gustavo, amigo de Alexandra que morreu em maio do ano passado. “Estou homenageando todas que já se foram, algumas vedetes e tem uma homenagem explícita a Lucille Ball. A peça termina com a frase de Paulo Gustavo: ‘Rir é um ato de resistência'”, conta a protagonista.
PROGRAME-SE
Peça “Uma Loira na Lua”
Quando: sábado, 15/10, às 19h e 21h, e domingo, 16/10, às 19h
Onde: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi - Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina
Ingressos: De R$ 25,00 a R$ 90,00
Informações: 3294-3166