A mostra ‘Os afetos: da paisagem ao espaço abstrato’ abre para visitação hoje e amanhã no Atelier Qabana com uma seleta curadoria de obras do artista plástico e designer
Adielso Rodrigues expõe 30 obras numa vernissage comemorativa no Atelier Qabana, com pinturas abstratas de várias fases de sua carreira (Roberta Urbano)
A exposição de Adielso Rodrigues, radicado desde 2002 em Campinas, revisita a trajetória do artista que é marcada pela contemporaneidade e autenticidade. Somente hoje e amanhã (dias 16 e 17), ele abre seu Ateliê Qabana para uma vernissagem comemorativa, com 30 obras que insistem em afirmar que junto da razão sempre há uma emoção, sob a curadoria de Paulo Gallina. Além das pinturas abstratas de várias fases, a mostra exibe também a série que ganhou, no ano passado, a passarela do São Paulo Fashion Week (SPFW), pintando as estamparias dos looks do designer fashionista Walério Araújo. Desde 2015, ele comanda seu próprio espaço criativo, o "Atelier Qabana", e a exposição atual celebra seus dez anos como artista.
O artista plástico e designer Adielso Rodrigues é mato-grossense e, quando veio para Campinas, inicialmente transitou pela área da saúde, mas encontrou na arte contemporânea o caminho para a expressão criativa. Suas obras são produzidas em acrílico sobre telas, usando texturas e materiais alternativos, como cimento e minerais, além de experimentações com tintas retiradas da natureza. "Esta exposição representa tudo aquilo em que creio, patenteado nas obras e leituras incessantes de uma vida incompleta que vai sendo reelaborada a cada tela que transbordo", contextualiza o artista.
A curadoria da mostra "Os afetos: da paisagem ao espaço abstrato" é de Paulo Gallina, crítico de arte formado em História pela Universidade de São Paulo (USP) e curador de várias exposições no circuito brasileiro de arte. "Observar a pesquisa plástica de Adielso Rodrigues é mergulhar em sua pintura. Da versatilidade de técnicas em que ele se apoia à experimentação constante com os pigmentos e materiais aplicados sobre a tela, nota-se que o artista expressa algo que as palavras têm pouca vocação para tratar: o interior da mente humana e suas emoções", reflete.
Os tecidos estampados para o SPFW receberam inspirações da série “Cerejeiras”, do começo da carreira do artista, onde transmite a ligação indissolúvel entre imaginação e realidade, biologia e arte, usando veias e artérias, galhos e troncos; sangue e seiva; espermatozoides e sementes. Adielso se formou em design na Unip e na Arquitec de Campinas, estudou Artes Plásticas na Escola Panamericana de Artes e Design em São Paulo e participou de exposições internacionais.
PROGRAME-SE
Vernissagem da exposição ‘Os Afetos’
Hoje (dia 16), das 14h às 20h, e amanhã (dia 17), das 10h às 16h
Atelier Qabana Rua Hilário Magro Júnior, 163, Bosque, em Campinas
Entrada Gratuita