após dois anos

Academia Campinense de Letras retoma eventos culturais

A ACL comemora 66 anos e inicia as atividades relacionadas ao bicentenário da Independência do Brasil

Cibele Vieira
08/05/2022 às 10:35.
Atualizado em 08/05/2022 às 10:35
A ACL retoma suas atividades públicas no dia 16 com música, lançamento de livro e homenagens (Cedoc)

A ACL retoma suas atividades públicas no dia 16 com música, lançamento de livro e homenagens (Cedoc)

Depois de dois anos sem atividades culturais devido à pandemia, a Academia Campinense de Letras (ACL) retoma sua programação com uma sessão solene no dia 16 de maio, a partir das 18h. O evento irá comemorar o 66º aniversário da entidade e o bicentenário da Independência do Brasil. A reabertura formal do ano acadêmico - e seus eventos mensais - terá música, lançamento de livro, palestra e homenagens e será aberta ao público.

O historiador Rafael Nogueira, secretário nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural fará uma palestra sobre “A participação da Imperatriz Leopoldina, de José Bonifácio e de Dom Pedro I na Independência do Brasil”. O tema será completado com a apresentação lírica do Hino da Independência pelos músicos da Associação Brasileira de Artistas Líricos (ABAL). 

O presidente da ACL, Jorge Alves de Lima, lançará durante o evento o primeiro volume do livro autobiográfico “Tempos Idos e Vividos”, em que aborda suas lembranças da terra natal (Paraná). Haverá ainda a homenagem que Agostinho Tavolaro fará ao acadêmico Rubem Costa, falecido há poucas semanas. Ele era conhecido como o mais antigo jornalista do Brasil e foi um dos fundadores da Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA). Outros acadêmicos falecidos durante a pandemia também serão homenageados pelo professor Duílio Battistoni

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por