parceira oficial

A primeira publicação científica circense internacional tem a contribuição de Campinas

Unicamp é a única da América Latina a fazer parte da revista desenvolvida em parceria com universidades do mundo todo; primeira edição acaba de ser lançada

Aline Guevara/ [email protected]
12/04/2023 às 09:15.
Atualizado em 12/04/2023 às 09:15
Leonora Cardani, artista circense mestre em Educação Física pela Unicamp, atuando no espetáculo “Urutu”: Campinas ajuda a consolidar o circo como uma área de conhecimento (Renato Mangolin)

Leonora Cardani, artista circense mestre em Educação Física pela Unicamp, atuando no espetáculo “Urutu”: Campinas ajuda a consolidar o circo como uma área de conhecimento (Renato Mangolin)

A Unicamp é a parceira oficial da Circus: Arts, Life and Sciences (Cals), primeiro periódico científico no mundo totalmente dedicado à temática circense, cuja edição número um - bilíngue, em inglês e francês -, foi lançada em março pela editora da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A publicação faz parte do trabalho conjunto de diversos centros acadêmicos ao redor do mundo, inclusive o campineiro, que é a única universidade da América Latina a integrar o corpo responsável pela revista.

De acordo com o professor Marco Antonio Coelho Bortoleto, da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, já existiam muitas publicações científicas dentro da temática, mas sem uma revista específica, estas estavam pulverizadas dentro de periódicos diversos, que podiam contemplar desde artes cênicas à medicina. "Ao contrário da dança, música e teatro, que já têm algumas revistas importantes consolidadas, o circo não tinha", explica.

Para o docente e pesquisador, a Cals, que reunirá as áreas de saúde, arte, história e formação profissional, tem o objetivo de ajudar a consolidar o circo como uma área de conhecimento. "No corpo artístico, nós temos várias áreas que já têm essa consolidação e respeitabilidade internacional. Portanto, essa revista é um passo importante para a construção do reconhecimento acadêmico. É um espaço de encontro para quem produz e pesquisa nessa área, mas também uma referência".

Marco, que criou a disciplina de circo na FEF e o grupo de pesquisa Circus na Unicamp, desde 2014 esteve à frente da parceria que levou à criação da Cals. Em 2015 foi firmada a parceria entre a universidade campineira e a Escola Nacional de Circo de Montreal, no Canadá, que levou o docente a integrar o grupo internacional responsável pela revista. O convênio também permite intercâmbios entre alunos e pesquisadores dos países.

A Cals lançará edições trimestrais, a princípio temáticas, totalmente digitais, com acesso gratuito e sem custo também para a publicação de pesquisas. A primeira tem o tema "Descobertas". "São palavras-chave que vão guiar as publicações, como inovação ou resistência [...]. Mas a revista receberá publicações continuamente. Já estamos recebendo bastante material do mundo todo, até da China". O Brasil tem uma pesquisa muito boa, ampla e crescente sobre o tema, de acordo com o pesquisador, que espera ver na revista muitas publicações brasileiras.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por