PRODÍGIO MUSICAL

A pequena Amelie chega a Campinas

Com apenas 7 anos, a menina – que tem impressionado pelo seu talento como pianista – fará quatro apresentações gratuitas e abertas ao público este mês

Mariana Camba/cadernoc@rac.com.br
08/03/2025 às 12:39.
Atualizado em 08/03/2025 às 13:50

Amelie Uchôa aprende piano há dois anos e, ao demonstrar talento precoce para a música, passou a ter aulas com a professora de Campinas, Gloria Raimondi, desde agosto do ano passado (Divulgação)

Amelie Uchôa, de apenas 7 anos, encanta o público, por onde passa, com seu talento precoce como pianista. A menina e sua família residem em Fortaleza, no Ceará, mas encontraram em Campinas a escola que a musicista precisava para desenvolver o seu dom. Junto da professora, pianista e fundadora do Instituto Raimondi, Gloria Raimondi, ela tem conseguido progredir com suas técnicas e alcance musical. Devido à distância, as aulas são online, mas nesta semana, pela primeira vez, a pequena chega a Campinas para uma série de apresentações públicas e gratuitas.

O repertório da apresentação de Amelie será composto por peças de piano clássico, de compositores como Frédéric Chopin, Lorenzo Fernandez, Johann Sebastian Bach e Wolfgang Amadeus Mozart. As obras terão pequenas variações nas apresentações, com duração estimada de 20 minutos. A ideia é que, ao final do recital, Amelie possa ter um momento de interação com o público presente. Também devem se apresentar a professora Gloria Raimondi e Islan Santos, outro professor do Instituto. Os eventos acontecem entre os dias 14 e 20, das 9 às 10 horas, em três locais diferentes: na Unicamp, Câmara Municipal de Campinas e na Livraria Candeeiro e na Casa dos Anjos.

Segundo a professora Gloria Raimondi, o objetivo é que, com a vinda a Campinas, Amelie possa se conectar com músicos e outros alunos do Instituto, vivenciar um pouco da vida nos palcos e também se aprofundar tecnicamente.

Depois, a jovem pianista irá para São Paulo participar do Concurso Nacional de Piano Souza Lima. Amelie também foi selecionada para a final do Charleston International Music Competition, que ocorrerá em abril. Esta será sua primeira competição internacional, que reunirá jovens talentos da música erudita e oferecerá uma plataforma para artistas promissores exibirem suas habilidades para o público global.

Para a professora, as apresentações em Campinas são um reconhecimento ao talento raro da menina e, mais do que isso, à dedicação incessante dela em aprender. “A genialidade e o sucesso de Amelie são resultados de uma combinação de fatores. Para além da habilidade e do talento nato, há interesse, constância, disciplina e o apoio da família.” Gloria teve contato com a menina, desde agosto do ano passado até o momento, apenas através de uma tela. As duas se conheceram quando a mãe, Leila Uchôa, estava em busca de uma escola que acolhesse e ajudasse nos progressos da filha.

Ao compreender o talento promissor, a professora decidiu proporcionar aulas gratuitas de especialização infantil com piano erudito e clássico, por meio de uma bolsa de estudos. Mesmo sem ter ainda a estrutura corporal necessária para alguns movimentos, devido ao tamanho das mãos e da altura, Amelie consegue, com grande esforço, alcançar com maestria as notas musicais das partituras. No Brasil, acrescentou Gloria, o desenvolvimento musical é mais difícil por ser uma atividade extracurricular, não fazer parte do ensino básico. Poder viabilizar esse desenvolvimento tem sido uma realização pessoal e profissional para a pianista, que há 16 anos exerce a sua paixão.

A professora afirma que Amelie é um talento precoce e avançado, com uma habilidade extraordinária. Tocar piano, destacou, também é um trabalho de inteligência emocional. Afinal, para além da satisfação e o prazer que a música proporciona, esta também é uma atividade física que demanda horas de dedicação. “Ao analisar esses pontos nela, eu consigo enxergar a genialidade.” 

PAIXÃO PRECOCE

A mãe da pequena, Leila Uchôa, é formada em música e está presente nesse meio artístico há anos. Ao notar a aptidão da filha, ela se dedicou para fornecer o suporte e estímulo necessários para o desenvolvimento de Amelie. A menina sempre gostou de ouvir música e, aos 5 anos, Leila colocou a filha em aulas de piano gratuitas, ministradas em uma igreja local. Na época, ainda não sabia se a menina conseguiria ler e acompanhar as partituras devido à pouca idade. Porém, no primeiro mês de aula, o então professor chamou a mãe para lhe dizer que Amelie era diferente dos demais alunos.

A facilidade da criança em tocar e se desenvolver chamaram a atenção do profissional, que pediu para a mãe tentar encontrar um especialista que pudesse ajudar no desenvolvimento da menina, com o suporte e recursos que ela demandava. Ao iniciar a busca incessante e depois de receber muitas respostas negativas, Leila acompanhou um concurso de pianistas em Campinas pela Internet, no qual Gloria integrava o júri. "Eu a encontrei nas redes sociais e essa parceria mudou a trajetória de minha filha”, disse a mãe.

Inicialmente, a aula online era um desafio para a pequena pianista. Ela tinha dificuldade de compreender a prática. Mas com meses de esforço e ensino, as dores que Amelie sentia nas mãos sumiram, a postura melhorou, assim como os resultados e a aptidão com a música.

"Ir para Campinas é a materialização dos frutos do esforço da Amelie. Ela está muito ansiosa para este momento, é a primeira vez que vamos para o Estado de São Paulo”, afirmou a mãe.

Ao divulgar os vídeos da filha tocando piano na internet, Leila tem percebido o quanto isso serve de estímulo e referência para outras crianças se interessarem pela música. Em Fortaleza, a menina faz pequenas apresentações, apenas para a família. Poder subir ao palco, acrescentou, sentir a reação do público, será extraordinário. “Ela é o meu orgulho”, destacou a mãe.

PROGRAME-SE

Apresentações de Amelie Onde e Quando:

✔ Dia 14, às 14h30, Concerto na Casa dos Anjos, Rua Ondina Moreno de Lima, nº 546, bairro Jardim Liliza.

✔ Dia 15, às 10h, apresentação na Livraria Candeeiro, Rua Dr. Vieira Bueno, nº 170, bairro Cambuí.

✔ Dia 19, às 9h, na Câmara Municipal de Campinas, Avenida da Saudade, nº 1.004, bairro Ponte Preta.

✔ Dia 20, às 9h, concerto no Instituto de Otorrinolaringologia da Unicamp, Av. Pref. José Roberto Magalhães Teixeira, nº 150, Cidade Universitária. Informações: Instituto Raimondi. Tel.: 19 9 9977-8170

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por