O clube do livro “Mulheres Latino-americanas: século XIX” se reúne hoje para a leitura e discussão de contos da escritora argentina Juana Manuela Gorriti
Escritora argentina Juana Manuela Gorriti (Reprodução)
O segundo encontro do clube do livro "Escritoras latino-americanas do século XIX" acontece hoje (dia 23) para discussão dos contos "O Emparedado" e "Uma Visita ao Hospício", da escritora argentina Juana Manuela Gorriti. Será a partir das 14h na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, é gratuito e aberto à participação de interessados. Os textos para leitura antecipada podem ser encontrados no Instagram @escritoraslatinoamericanasxix, mas o conto “O emparedado” será distribuído para os presentes e lido na hora, em voz alta.
A voz feminina de Juana Manuela Gorriti (1816-1892) ecoou no século XIX, momento em que poucas mulheres ousavam a exposição no meio artístico e, dessa forma, dentro de sua obra, encontramos temáticas que envolvem a participação da mulher na sociedade, lendas e contos fantásticos, mas sua obra é marcada, principalmente, pelos conflitos políticos e sociais da época. Ela fez do ensino e da escrita sua profissão.
O clube do livro “Escritoras latino-americanas do século XIX” é um projeto que nasceu no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, sob a mediação da professora Laísa Marra e as alunas de graduação Alba Beatriz e Maria Eduarda Sabino. Elas contam que “o objetivo principal do clube é fomentar a leitura literária como atividade de cultura e lazer. O foco nas escritoras latino-americanas do século XIX tem como intuito ampliar o conhecimento sobre a produção intelectual dessas escritoras que ousaram publicar em uma época em que eram muitas vezes silenciadas e ignoradas”.
O clube do livro tem encontros mensais com leituras diferentes, sempre na Biblioteca Zink. No primeiro encontro, ocorrido em 25 de maio, o grupo discutiu o conto “As Rosas”, de Julia Lopes de Almeida, publicado em 1903, no livro Ânsia Eterna. No segundo, neste domingo, o foco será nos contos de Juana Manuela Gorriti uma escritora argentina marcada por questões políticas e sociais.
PROGRAME-SE
Encontro de leitura sobre "Escritoras latinoamericanas do século XIX"
Quando: Hoje, dia 23, às 14h
Onde: Biliboteca Zink - Av. Benjamin Constant, nº 1633, Centro, Campinas
Entrada Gratuita
Informações: Instagram @escritoraslatinoamericanasxix
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.