CULTURA

A ecologia ganha o palco

‘Homenagem’ une duas artistas – uma do Brasil, outra de Portugal – que usam a comicidade e a crítica para abordar a vida no planeta em dois espetáculos gratuitos

Cibele Vieira/[email protected]
20/06/2024 às 17:27.
Atualizado em 20/06/2024 às 17:27
‘As atrizes Naomi Silman, do Lume Teatro em Campinas. e Yael Karavan, de Portugal, se unem neste espetáculo para questionar a extinção de espécies da fauna e da flora no planeta (João Maria da Silva)

‘As atrizes Naomi Silman, do Lume Teatro em Campinas. e Yael Karavan, de Portugal, se unem neste espetáculo para questionar a extinção de espécies da fauna e da flora no planeta (João Maria da Silva)

A extinção das espécies (fauna e flora) é uma das vertentes da crise climática e ganhou formato teatral com a colaboração internacional entre Yael Karavan, de Portugal, e Naomi Silman, do Lume Teatro em Campinas. Elas sobem ao palco neste final de semana para abordar uma temática comum: a vida no planeta. Embora o assunto esteja no cotidiano de todos, elas pretendem despertar o imaginário das pessoas, de maneira leve e divertida, para que a reflexão chegue sutilmente à consciência. O nome da peça é “Homenagem”, tem 80 minutos de duração e classificação para 10 anos, terá duas apresentações gratuitas neste final de semana, no Teatro do Lume, em Barão Geraldo.

“Não temos a pretensão de pregar ou ensinar, mas criar um espaço de reflexão, abrir as mentes e os corações por meio do humor, da poesia e da performance”, relata Naomi Silman, do Lume Teatro. Ela e a atriz Yael Karavan, do The Karavan Ensemble, de Portugal, juntam-se pela segunda vez em uma parceria internacional para produzir ester novo espetáculo. No ano passado, elas já haviam apresentado uma outra montagem com a mesma temática, que também estreou em Campinas e circulou em turnê por outras cidades no Brasil e em Portugal. 

O projeto “Homenagem” nasceu a partir de uma pesquisa realizada pelas duas artistas, que incluiu trabalho de campo junto a comunidades indígenas do povo Guarani – Aldeias Itakupe´ e Kalipety – na região Metropolitana de São Paulo. Elas vivenciaram o dia a dia das comunidades nativas, cuja vida está intimamente ligada ao mundo natural. Nessa estadia, recolheram histórias e depoimentos para conhecer melhor as dificuldades que os indígenas enfrentam com a fragilização de seu ecossistema e da sua própria extinção. Como a temática é conhecida e polêmica, optaram por fazer a montagem usando uma fusão de linguagens que envolve a textual, a corporal, a coreografada e a linha da comicidade. 

“Homenagem” mescla a arte com o ativismo cultural e ecológico. Para alcançar o público de maneira inclusiva e participativa, as atrizes usam a comicidade verbal e corporal, o grotesco e o humor. O desafio das artistas foi mostrar suas inquietações por meio de um espetáculo bonito, leve e divertido, que vai intensificando suas emoções enquanto a história se passa no palco. 

“O espetáculo emerge da linha tênue entre o trágico e o cômico, e revela as contradições do comportamento humano na sua interação com o planeta Terra”, relata Naomi. As duas atrizes tiveram seu primeiro encontro há mais de 25 anos, quando estudavam na École Philippe Gaulier, em Londres. Seguiram diferentes caminhos pessoais e profissionais, mas sempre mantiveram contato. Hoje, com uma carreira consolidada de 30 anos de pesquisas em teatro físico e visual, dança e palhaçaria, ambas buscam encontrar uma expressão simples e poética num diálogo direto e íntimo com o público.

PROGRAME-SE: 

Espetáculo Teatral ‘Homenagem’ 

Quando: Sábado, dia 22, e domingo, dia 23, às 20h 

Onde: Lume Teatro Rua Carlos Diniz Leitão, nº 150, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas 

Entrada Gratuita – distribuição de senhas com 1h de antecedência 

Informações: Tel. (19) 3289 9869 – Instagram @lumeteatro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por