Adaptação de clássico e um musical encerram evento no Teatro Castro Mendes
Cena da peça teatral "Dom Quixote - A Busca" (Divulgação)
Uma adaptação da melhor ficção de todos os tempos e um musical fecham a 28a edição da Campanha de Popularização do Teatro de Campinas. Nesta quarta-feira (6), sobe ao palco 'Dom Quixote - a Busca', montagem da Produção Cultural, é uma adaptação livre da obra máxima de Miguel de Cervantes. Nos dois últimos dias da Campanha - quinta (7) e sexta (8) -, o palco do Teatro Municipal José de Castro Mendes será ocupado pelo grupo Último Tipo com o musical 'O Amor e Outras Piadas'.
De modo geral, a Campanha cumpriu seu propósito de levar o público ao teatro, apesar da frequência ter sido menor do que costumava ser no Centro de Convivência Cultural (CCC). “O Castro Mendes ficou muito tempo fechado, o público precisa reaprender a ir ao teatro da Vila Industrial”, diz o presidente da Associação dos Profissionais de Teatro de Campinas (APTC), Ton Crivelaro. Segundo ele, alguns espetáculos tiveram casa cheia e outros nem tanto, mas na média, a campanha teve em torno de 300 pessoas por sessão. No Convivência, a média era de 500 pessoas por apresentação.
Adaptada por Henri Lalli, com direção de Fernando Aleixo, 'Dom Quixote' traz os atores Luiz Terribele Jr. e Sílvio Fávaro interpretando, respectivamente, o “cavaleiro da triste figura” e seu ajudante Sancho Pança. “A direção seguiu uma linha brechtiana e bufonesca e trata basicamente das relações entre os dois”, conta Terribele. Ele explica que, das inúmeras cenas interessantes do texto de Cervantes, eles escolheram cerca de 12 para trabalhar, das quais nove são levadas ao palco. “A relação delas é bem variável. Numa hora é de pai e filho, noutra de amigos, depois de competitividade. Tratamos dos conflitos que se estabelecem dessa relação tão estreita”, diz Terribele.
O texto utiliza os elementos essenciais do drama: a aventura, a graça dos personagens, a poesia e a dualidade entre a razão e a loucura, a alegria e a tristeza, o real e o imaginário. “A montagem propõe uma reflexão sobre amizade, compaixão, idealismo e mostra a luta de Dom Quixote contra os moinhos de vento, seus gigantes sanguinários imaginários.”
Na quinta e na sexta-feira, o musical 'O Amor e Outras Piadas' promete agradar públicos de todas as idades. Ao explorar a união de duas pessoas, o elenco apresenta a história de casais de diferentes faixas etárias, além de incluir canções que vão de Chico Buarque a Elvis Presley. A montagem tem direção de Déo Piti.
Serviço
'Dom Quixote - a Busca': nesta quarta (6), às 21h
'O Amor e Outras Piadas': quinta (7) e sexta (8), às 21h
No Teatro Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial) - Campinas. Telefone: (19) 3272-9359
Ingressos: R$ 10,00