Publicado 12 de Janeiro de 2022 - 10h06

Por Da Redação do Correio Popular

Pintura Digital Reconstrução 2019

Igor Rodrigues

Pintura Digital Reconstrução 2019

A 2ª Bienal Black Brazil Art (2BienalBlack) começa nesta quinta-feira, 13, em formato virtual, trazendo cerca de 250 obras de mais de 100 artistas contemporâneos individuais e coletivos. A abertura será às 19h, pelo YouTube (ienalblackbrazilart).

Com o tema "Cartografia e Hibridismo do Corpo Feminino: Representação Visual e Afetiva", a mostra é composta por uma grande variedade de trabalhos nas categorias pintura, escultura, fotografia, instalação, têxtil, videoarte e performance. Estão programadas também apresentações, oficinas e conversas on-line ao longo dos seis meses do evento. O encerramento será no dia 18 de julho.

Assim como foi na primeira edição, que teve formato presencial entre novembro de 2019 e março de 2020 nos três estados da região Sul do Brasil, o evento tem o propósito de dar visibilidade para mulheres anônimas, principalmente as negras, em galerias de arte e museus.

Desta vez, a exposição está dividida em seis eixos: Ninharias, Persona Hacker, Plantando Escuta, Cartografia da Voz, Corpo-Espaço e Incorporare. Cada subdivisão apresenta uma proposta sensorial e emocional distinta. "A Bienal Black Brazil Art continua sendo uma iniciativa inédita com o objetivo de criar uma plataforma de diálogo, difusão e compartilhamento entre a produção de artistas mulheres, principalmente negras, ou produções inspiradas nessas mulheres", explica a museóloga Patricia Brito, que divide a curadoria com Priscila Costa e Zaika dos Santos.

Pela primeira vez, a Bienal Black traz artistas de diversas partes do mundo, como a carioca Amélia Sampaio, que mora na França, e a mineira Rubiane Maia, que vive no Reino Unido, realizando trocas de experiências a fim de fortalecer o tripé: artista, público e obra. Todas as atividades são virtuais e gratuitas.

SERVIÇO

2ª Bienal Black Brazil Art (2BienalBlack)

Abertura: 13 de janeiro, às 19h, YouTube

Atividades até 18 de julho

On-line e gratuita

Mais informações e detalhes da programação: www.bienalblack.com.br e www.blackbrazilart.com.br

Facebook: /BlackBrazilArt; Instagram: @bienalblackbrazilart; Twitter: @blackbrasilart e YouTube: /BlackBrazilArt

Escrito por:

Da Redação do Correio Popular