Publicado 18 de Dezembro de 2021 - 10h48

Por Karina Fusco/ Caderno C

Cena do documentário

Divulgação

Cena do documentário "O Contador de Histórias: A Mágica História de Walt Disney"

Visitar os parques da Disney em Orlando, nos Estados Unidos, é o sonho de milhares de crianças, jovens e até adultos de todos os cantos do mundo. Por trás de toda a magia daquele universo de brinquedos e personagens famosos está a história de Walt Disney, o cineasta e empresário que, junto com o irmão Roy Disney, fundou a The Walt Disney Company.

Pioneiro no universo das animações, Walter Elias Disney, que faleceu em 1966, aos 65 anos, tornou-se uma verdadeira referência não somente na cultura e no entretenimento, como também na administração de seu conglomerado de parques, que ultrapassou barreiras e já tem até uma unidade na China.

O criador de tantos personagens é também protagonista de diversos filmes e livros que contam sua história sob diferentes focos. O mais recente é o documentário "O Contador de Histórias: A Mágica História de Walt Disney", inspirado no livro "Walt Disney, de Marceline para o Mundo: o Palco dos Sonhos", de Claudemir Oliveira, o fundador e presidente do Seeds of Dreams Institute.

O executivo, que trabalhou ao longo de 15 anos na The Walt Disney Company e é considerado um dos maiores especialistas em Disney, mergulhou em pesquisas sobre Walt Disney ao longo de duas décadas para lançar o seu livro em 2016. Agora, acompanhou de perto as filmagens do documentário encabeçado por Krauss Studios e Jovens de Negócios, que nos últimos meses viajaram aos Estados Unidos para as filmagens. "Eu fui pessoalmente a várias cidades por onde Walt Disney passou como uma espécie de consultor sobre a história deste grande gênio do entretenimento. Acompanhei a maioria das filmagens e das entrevistas. Já tínhamos, naturalmente, muito material no meu livro, mas o processo é totalmente diferente", explica.

Oliveira também relatou que, ao acompanhar as gravações do documentário, vibrou muito e reviveu momentos especiais, assim como ocorreu há alguns anos, quando ele fez o curta-metragem "Once Not Far From Home" em terras americanas.

Vida de altos e baixos

Lançado apenas no Brasil no dia quatro de dezembro, em uma première em um cinema da capital paulista, o documentário com pouco mais de uma hora de duração traz imagens de Walt Disney, entrevistas com diversas pessoas que conviveram com ele e relata fatos de sua vida de uma maneira atrativa, por meio de um narrador/apresentador. A obra aborda também inovações, sua relação com o irmão Roy, a criação dos filmes da Disney, a inauguração da Disneyland e a idealização da Disneyworld.

Também desmitifica o que muitos sabem superficialmente, atrelando a Walt Disney apenas a imagem de homem de negócios bem sucedido. O fundador de um império hoje avaliado em 320 bilhões de dólares, também passou por dificuldades e encarou falências. No entanto, ele superou desafios, inovou e deixou sua história como inspiração para as novas gerações.

Para saber mais sobre o maior contador de histórias que já existiu, é só assistir ao documentário gratuitamente pelo Youtube do grupo Jovens de Negócios: https://youtu.be/rUPg2nGK9y8

 

Escrito por:

Karina Fusco/ Caderno C