Publicado 24 de Novembro de 2021 - 12h39

Por Do Correio.com

Em Princesa Begônia, a protagonista, uma palhaça espevitada e serelepe, resolve se enveredar pelo universo da contação de histórias para recriar, ao seu sabor, famosos contos de fadas

Nande Caetano/Divulgação

Em Princesa Begônia, a protagonista, uma palhaça espevitada e serelepe, resolve se enveredar pelo universo da contação de histórias para recriar, ao seu sabor, famosos contos de fadas

Com inspiração no dito popular “Quem conta um conto aumenta um ponto!”, a terceira edição do projeto EmPodera! - Literatura Feminina chega ao fim nesta sexta-feira (26) e sábado (27). Para encerrar, serão realizadas duas atividades gratuitas: Mostra Virtual de Contação de Histórias em Vídeo e edição on-line do Sarau da Dalva.

Na sexta-feira (26), às 16h, no Canal do Instituto Ideia Coletiva no YouTube, será exibido a Mostra Virtual de Contação de Histórias. Ela será composta de cinco vídeos com histórias bem contadas: Marcela, Márcia e Laura; Princesa Begônia; Virgínia; Irene e Vanessa; Thaís e Mitze. Todas elas, por sinal, frutos de relatos, textos e conversas que aconteceram durante a oficina on-line Prosa, afeto e literatura feminina, desenvolvida pelo projeto, entre maio e junho, com mulheres da Região Metropolitana de Campinas.

"Cada vídeo passa por um assunto e tem um estilo que dialoga mais diretamente com diferentes públicos. Princesa Begônia, por exemplo, pode ser visto por crianças, jovens e adultos, já a produção Marcela, Márcia e Laura traz assuntos mais fortes e difíceis, e, mesmo sendo tratados de forma cuidadosa e delicada, a história é indicada para adultas", destaca Kora Prince, coordenadora e arte-educadora do projeto.

Em Princesa Begônia, a protagonista, uma palhaça espevitada e serelepe, resolve enveredar pelo universo da contação de histórias para recriar, ao seu sabor, famosos contos de fadas. “No maior estilo Youtuber, Begônia põe em xeque as histórias criadas sobre as princesas, mostrando, de forma divertida e engraçada, que toda mulher pode ser tudo o que ela quiser e, acima de tudo, a protagonista da sua própria história”, conta Fernanda Jannuzzelli, arte-educadora e atriz, intérprete da Palhaça Begônia.

Organizado em parceria com o Coletivo Encruzilhada Estrela Dalva, a edição on-line do Sarau da Dalva acontece no sábado (27), às 16h, pelo Canal do coletivo no YouTube. Para a versão do Empodera!, o evento conta com a participação de três escritoras moradoras de Campinas: Josiane Giacomini, Fabíola Rodrigues e Gabriella Zanardi, sob a mediação de Maraisa Raquel da Silva e Isadora Fernanda da Silva, integrantes do coletivo. Na pauta do dia, uma tríade de assuntos bem pertinentes: publicações, mulheres e literatura.

ProAC

Contemplado pelo ProAC Editais (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo), o projeto tem a realização do Instituto Ideia Coletiva, com apoio da Educom.Arte.

SAIBA MAIS

Mostra Virtual de Contação de Histórias em Vídeo

Quando: Sexta-feira (26/11), a partir das 16h

Onde: Canal do Ideia Coletiva no YouTube (www.youtube.com/c/IdeiaColetivaCultura)

Sarau da Dalva On-line

Quando: Sábado (27/11), às 16h

Onde: Canal do Coletivo Encruzilhada Estrela Dalva no YouTube

(www.youtube.com/c/EncruzilhadaEstrelaDalva)

Escrito por:

Do Correio.com