Publicado 23 de Novembro de 2021 - 17h23

Por Do Correio.com

O jornalista e músico americanense Roger Marza homenageia sua mãe em novo álbum

Adriana Costa / Divulgação

O jornalista e músico americanense Roger Marza homenageia sua mãe em novo álbum

O canto das andorinhas do bairro São Pedro, em Americana, está na música de mesmo nome do bairro de “Maritacas Flow”, o segundo álbum online do jornalista e músico americanense Roger Marza, que faz improvisações livres de saxofone ao som de paisagens sonoras da natureza e da ciência.

O álbum é uma homenagem à mãe do artista, Joana de Fátima Peressionotto, que morreu em 4 de outubro último, aos 67 anos, no dia de São Francisco de Assis. A paisagem sonora do bairro São Pedro foi gravada às 5h da manhã do dia 19 de setembro deste ano, quando o músico, que vive em São Paulo, veio visitar a mãe, que havia descoberto um câncer no pâncreas.

“Eu me emociono muito ouvindo essa música, porque me faz lembrar profundamente daquele dia, em que o sol nascia laranja no horizonte. Uma andorinha, inclusive, fez ninho no buraco aberto no teto da sacada do apartamento onde minha mãe morava. E a andorinha simboliza ressureição, amor, pureza, Primavera e fertilidade. Vou me lembrar para sempre daquele momento e o quanto eu amava e amo minha mãe”, diz o músico.

As músicas “Volta Prá Casa” e “Obaluaê Nanã” também foram criadas no momento em que a doença de sua mãe foi descoberta, mas as paisagens sonoras dessas músicas foram gravadas embaixo de uma mangueira no fundo do prédio que o músico vive atualmente, em São Paulo, perto do Parque Villa-Lobos. O pré-salve está disponível no link: https://tratore.ffm.to/maritacasflow.

Show virtual

Neste sábado (27), às 18h, Marza fará o show online ao vivo “Natureza Sonora”, com transmissão no estúdio do Instituto Damata, em São Paulo, com paisagens sonoras de “Alma da Terra”, seu primeiro álbum lançado em julho, e "Maritacas Flow".

O novo álbum é também um manifesto em defesa da natureza. Com capa do próprio artista, o trabalho traz 10 improvisações livres com paisagens sonoras gravadas por Marza, cientistas do Laboratório de Acústica e Meio Ambiente (Lacmam), da Universidade de São Paulo (USP), além de improvisações livres com base na soundart criada pelo artista da computação e artista sonoro Nicolau Centola.

O nome do disco traz referência à última música, “#4 Maritacas Flow”, criada a partir da soundart de Nicolau Centola, produzida por meio do tratamento digital da música “Maritaca no Coqueiro", de Roger Marza.

Conheça mais o trabalho sonoro de Marza em suas redes sociais: 

https://www.instagram.com/roger.marza/

https://www.facebook.com/roger.marzochi.sax/

Show Natureza Sonora

Neste sábado (27 de novembro), às 18h

Link do aplicativo Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/84962541297?pwd=ejMreW9JVGE0MW9Yc29yTW5EUUJ4QT09

ID da reunião: 849 6254 1297

Senha de acesso: 160410

Preço: gratuito ou contribuição voluntária no valor sugerido de R$ 30 pelo PIX: 139.299.668-67

Escrito por:

Do Correio.com