Publicado 26 de Outubro de 2021 - 10h39

Por Do Correio.com

A programação da segunda edição do Transforma terá shows de Sérgio Britto, Hilda Maria, Orquestra Anelo e outros artistas

Lalá Ruiz

A programação da segunda edição do Transforma terá shows de Sérgio Britto, Hilda Maria, Orquestra Anelo e outros artistas

O Instituto Anelo realiza entre os dias 29 e 31 de outubro, a segunda edição do festival de música Transforma. Criado em 2020, com o objetivo de oferecer a alunos e à comunidade em geral o contato com artistas, músicos e profissionais reconhecidos tanto no Brasil quanto no Exterior, o evento, assim como ocorreu no ano passado, será online, no canal do Instituto Anelo no YouTube.

A programação da segunda edição do Transforma terá shows de Sérgio Britto, dos Titãs; de Hilda Maria, cantora santista radicada em São Paulo que vem se destacando no cenário da música popular; de Mateus Sartori, cantor, músico e gestor cultural (foi secretário de Cultura de Mogi das Cruzes); do cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor Filó Machado e seu neto, Felipe Machado; além dos seguintes grupos ligados ao Instituto Anelo: Mangabeira Trio, Candieiro Quarteto, Mistura de Tempero e Orquestra Anelo. As apresentações já foram gravadas.

Além dos shows, o Transforma 2021 terá duas lives com convidadas especiais, nas quais serão debatidos temas de interesse pedagógico e também artístico. Na primeira, chamada Boomwhackers na Educação Musical, a instrumentista e educadora musical Ingrid Santos falará sobre o uso de tubos percussivos melódicos feitos de plástico (os boomwhackers do título) no ensino de música para crianças, com mediação de Audrey Caroline e Léo Pelegrin, ambos professores do Instituto. Na segunda, a advogada Silvia Venna, reconhecida por seu trabalho junto a artistas e gravadoras e que também é consultora jurídica do Anelo, vai debater o tema Música Digital & Direitos Autorais. A mediação será de Luccas Soares, coordenador geral do Instituto.

Curador do Transforma 2021, Guilherme Ribeiro avalia que a realização da segunda edição do festival consolida o evento na agenda do Instituto Anelo e também na agenda cultural da cidade de Campinas. “É um festival que teve seu início em plena pandemia. Apesar de todas as incertezas, de todas as dúvidas e cancelamentos que o setor cultural como um todo passou, o Instituto Anelo insistiu no festival, e o Transforma, ainda que com pequenas modificações e ajustes, aconteceu no ano passado”, conta Guilherme.

Fundador e coordenador geral do Anelo, Luccas Soares afirma que está muito feliz em poder realizar a segunda edição do Transforma. “E podendo fazer mais do que fizemos na primeira edição”, comemora. “Essa segunda edição está muito interessante. Eu, particularmente, estou muito feliz em ver a integração muito forte entre os músicos convidados com os músicos do Instituto Anelo. Todas as atrações têm esse intercâmbio, e esse é um ponto muito interessante”, completa Luccas, lembrando que, nas apresentações, os convidados especiais estarão acompanhados por artistas ligados ao Anelo.

Programação

Festival Transforma 2021

Dia 29/10/2021 (SEXTA-FEIRA)

19h - Mangabeira Trio

Formado por Renan Augusto (guitarra), Josias Teles (contrabaixo) e Isac Lima (bateria), o Mangabeira Trio surgiu de um desejo antigo dos integrantes, amigos de longa data. Ligado ao Instituto Anelo, a ideia do grupo é unir a identidade musical de cada integrante em prol de uma única e nova sonoridade fincada na diversidade da música brasileira, a principal influência do trio, que, aliás, já pensa em gravar um álbum apenas com trabalhos autorais.

20h - Sérgio Britto

Compositor, cantor, instrumentista e integrante da banda Titãs, parceira do Instituto Anelo desde 2018, Sérgio Britto vem desenvolvendo nos últimos anos, paralelamente ao grupo, um projeto solo com personalidade e características próprias. Na apresentação no Transforma, Sérgio Britto estará acompanhado dos músicos do Mangabeiro Trio, da cantora Júlia Toledo, que é regente dos coros do Instituto Anelo, e da trompetista Jéssica Rodrigues, integrante da Orquestra Anelo.

Dia 30/10/2021 (SÁBADO)

10h - Live: Boomwhackers na Educação Musical

Tendo como convidada especial Ingrid Santos, a live vai abordar a utilização dos boomwhackers na musicalização de crianças.

Mediação: Léo Pelegrin (professor de bateria e percussão) e Audrey Caroline (professora de Musicalização Infantil), ambos do Instituto Anelo.

14h - Live: Música Digital & Direitos Autorais

Tendo como convidada a advogada Silvia Venna, a live discute um tema importante na era digital: os direitos autorais.

Mediação: Luccas Soares, fundador e coordenador geral do Instituto Anelo

19h - Candieiro Quarteto

O Candieiro Quarteto nasceu do encontro de músicos de diferentes cidades na cena musical de Campinas (SP). Graças às afinidades de suas trajetórias individuais, Islan Santos (trompete), Filipe Lapa (bateria e percussões), Henrique Simas (contrabaixo acústico) e Nicolas Silva (saxofone) encontraram na produção artística negra, indígena e periférica o ponto fundamental de seu desenvolvimento estético.

20h - Mistura de Tempero

Formado por Eduardo Henrique (cavaquinho), Edmilson Santos (flauta, saxofone e clarinete), Renato Frederico (pandeiro) e Daniel Machado (violão de 7 cordas), o grupo Mistura de Tempero resgata a sonoridade do choro, gênero brasileiro que constitui, ao lado do samba e do maxixe, as bases da nossa música popular instrumental. Excepcionalmente, no Transforma, Bruno Luis Gonçalves substitui Daniel Machado no violão de 7 cordas devido a um compromisso previamente agendado pelo músico.

21h - Hilda Maria

Hilda Maria e cantora e compositora nascida em Santos (SP). Com formação que percorre do erudito ao popular, ao longo de 21 anos de carreira desenvolve seu trabalho nas raízes da musica popular brasileira. Na apresentação no Transforma, Hilda Maria estará acompanhada dos músicos do Mistura de Tempero.

Dia 31/10/2021 (DOMINGO)

19h - Mateus Sartori

Músico, arquiteto urbanista, turismólogo, gestor cultural e empresário, cursou Gestão Cultural no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e é pós-graduado em Gerente de Cidades (FAAP) e Cultura: Plano e Ação (USP). Na apresentação no Transforma, Mateus Sartori será acompanhado por Guilherme Ribeiro (piano), Fernando Baeta (guitarra), Daniel Pezim (contrabaixo) e Jéssica Rodrigues (trompete).

20h - Filó Machado & Felipe Machado

Filó Machado é cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor. Nascido em Ribeirão Preto (SP), tem 70 anos de idade e 60 de carreira, completados em 2021. Na apresentação no Transforma, Filó e Felipe Machado estarão acompanhados dos músicos Julia Mazzotti Toledo (piano), Vinicius Corilow (saxofones), Josias Teles (baixo) e Filipe Lapa (bateria).

21h - Orquestra Anelo

Iniciada em 2018, a Orquestra Anelo é o maior grupo instrumental ligado ao Instituto Anelo. É dedicada à formação de repertório arranjado, tendo a música brasileira e o jazz americano como referências estéticas. O show da Orquestra Anelo no Transforma terá a participação especial de Hilda Maria, Mateus Sartori, Filó e Felipe Machado, Fernando Baeta e Luccas Soares.

O INSTITUTO ANELO

Fundado em 10 de maio de 2000, o Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos que há 21 anos oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, região noroeste de Campinas.

Ao longo desses anos, já atendeu 5 mil alunos. Atualmente, trabalha com os seguintes programas: Brincando com os Sons (musicalização infantil), Instrumentos e Canto, Sanfônica (aulas de acordeon) e Prática de Banda (música em grupo).

No início, atuava somente com o público infanto-juvenil, porém, hoje leva a música a pessoas de todas as gerações a partir dos 5 anos de idade.

PATROCÍNIO

O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2021 tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, Amphenol e Stoller, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS.

O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh e do Instituto Robert Bosch. Para a realização do Transforma 2021, contou com o apoio da Chorus Escola de Música.

Serviço

Festival Transforma 2021

Data: De 29 a 31 de outubro

Onde: Canal do Instituto Anelo no YouTube (youtube.com/institutoanelooficial)

Grátis

Programação

29/10/2021 (SEXTA-FEIRA)

19h - Show Mangabeira Trio

20h - Show Sérgio Britto

30/10/2021 (SÁBADO)

10h - Live: Boomwhackers na Educação Musical, com Ingrid Santos

14h - Live: Música Digital & Direitos Autorais, com Silvia Venna

19h - Candieiro Quarteto

20h - Mistura de Tempero

21h - Hilda Maria

31/10/2021 (DOMINGO)

19h - Mateus Sartori

20h - Filó e Felipe Machado

21h - Orquestra Anelo

Escrito por:

Do Correio.com