Publicado 14 de Outubro de 2021 - 9h03

Por Do Correio Popular / Caderno C

As atrizes Gabriella Vergani e Yasmin Santos viajam de carona Brasil adentro

Divulgação

As atrizes Gabriella Vergani e Yasmin Santos viajam de carona Brasil adentro

O cineasta campineiro Augusto Sevá terá sua assinatura em uma das estreias do cinema desta semana. Nesta sexta-feira (15), entra em cartaz seu filme Tais & Taiane, que conta a história de duas jovens com pouco em comum, que convivem enquanto estão seguindo por uma estrada, um tanto perdidas. Trata-se de uma aventura com tons dramáticos com duração de três dias, tempo suficiente para se tornar uma aventura inesquecível. A sessão première acontece nesta quinta-feira (14) às 20h, no Petra Belas Artes, na Rua da Consolação, em São Paulo.

Tais, interpretada por Gabriella Vergani, e Taiane, que ganha vida com Yasmin Santos, compartilham momentos e experiências enquanto se locomovem de um lugar ao outro, de carona em carona, numa jornada de decepções e aprendizados. No elenco também estão Jairo Mattos e André Bankoff, que é de Americana. Eles, como Tony e Roni, entram na história oferecendo carona de moto às jovens e vivem algumas situações inusitadas com elas.

O seu quinto longa-metragem, que tem quase duas horas de duração, é um road movie, ou seja, um tipo de filme em que os protagonistas saem pela estrada. Por conta disso, belas paisagens se misturam com ambientes nem tanto acolhedores, onde Tais e Taiane têm apenas uma a outra, com suas ingenuidades e sabedorias. As cenas foram gravadas na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Sevá conta que o filme, que tem a intolerância como tema central, é a materialização de um velho sonho, que é reviver o universo estradeiro, experimentado em sua juventude nos anos de 1970, quando viajou por boa parte do Brasil e aprendeu não apenas a sobreviver com pouco dinheiro e muita vontade de conhecer novos lugares, como vivenciou uma experiência de autoconhecimento. “Dos postos de gasolina, das borracharias, dos botecos sórdidos, da prostituição, da solidão e das intolerâncias. Mas também da solidariedade que no asfalto, como flor, faz nascer encontros e amizades fortuitas ou perenes”, diz.

Ele declarou também que fazer este filme foi reavivar as Taises e Taianes que encontrou pelas estradas como caroneiro. “As vejo tão atuais em suas dúvidas, suas necessidades e quereres de jovens em busca de compreender”, completa.

O filme de Sevá, que será distribuído aqui no Brasil pela Pandora Filmes, já se destacou em alguns festivais e premiações. Foi considerado o melhor filme de ficção latino-americano no United Latino Film Festival, nos Estados Unidos, em 2019; ficou com o prêmio de melhor filme no Indian World Film Festival, e como o melhor roteiro no Dada Saheb Phalke Film Festival, ambos na Índia, em 2020. As protagonistas Gabriella Vergani e Yasmim Santos dividiram o prêmio de melhor atriz no Indian Cine Film Festival, em Munbai, em 2019.

De repórter a diretor

Sevá, que foi repórter colaborador do extinto Diário do Povo na década de 1970, e do Correio Popular, entre 1992 e 1993, escrevendo críticas e resenhas sobre cinema, contabiliza 46 anos de carreira dedicadas, sobretudo, à ficção e aos documentários. O meio ambiente é uma de suas temáticas favoritas.

Entre seus longas-metragens estão Estórias de Trancoso (2005) e Fala sério! (2009), ambos um reflexo de suas experiências pessoais e profissionais. Para a televisão, ele também já dirigiu duas séries: Arquipélago de Abrolhos (1998) e Ilha Grande e as Visões do Paraíso (2001).

Aos 67 anos de idade, o campineiro, além de colecionar premiações em festivais brasileiros e internacionais, tem em seu currículo experiências como gestor. Já foi secretário-executivo da Comissão Estadual de Cinema de São Paulo e diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Morando em Campinas atualmente, ele adianta que tem vários projetos na linha documental e ficcional. “Mas vou me dedicar a eles somente após completar o ciclo do Tais & Taiane, com a conclusão do lançamento em salas”, afirma.

FILMOGRAFIA DO CINEASTA

Longas-metragens produzidos pelo cineasta Augusto Sevá:

- A Caminho das Índias (1980)

- Real Desejo (1990)

- Estórias de Trancoso (2005)

- Fala Sério (2009)

- Tais & Taiane (2019)

Escrito por:

Do Correio Popular / Caderno C