Publicado 11 de Setembro de 2021 - 10h53

Por Katia Fonseca

A atriz Brisa Vieira interpreta a personagem Macabéa e também assina a produção e pesquisa da montagem

Nina Pires

A atriz Brisa Vieira interpreta a personagem Macabéa e também assina a produção e pesquisa da montagem

O espetáculo teatral Enquanto Eu Tiver Perguntas, com a Cia Manifesta, está em cartaz neste fim de semana, com apresentações on-line via YouTube. As encenações são inclusivas com interpretação simultânea em Libras e opção de audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão.

A peça é inspirada no romance A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. O espetáculo resulta do “Projeto SIM! Corpo Clarice”, contemplado pela Lei Aldir Blanc de Hortolândia e terá apresentações neste sábado (11) e domingo (12).

Enquanto Eu Tiver Perguntas aborda o processo de escrita de uma história marcada pelas aparições de Macabéa, personagem de A Hora da Estrela e da própria obra em elaboração em cena. Migrante nordestina, Macabéa coleciona recortes de revistas que retratam um mundo ideal, ao qual ela não tem acesso, enquanto ouve anúncios de uma rádio.

No romance, Clarice compartilha com o leitor questões relacionadas ao ato de escrever. A partir do livro, a peça trata em primeiro plano do artista às voltas com a perplexidade, as angústias e alegrias do processo criativo, mas também enfoca outras questões da existência humana, como a iminência da morte.

Com direção de Moacir Ferraz, a peça tem no papel de Macabéa, bem como no da escritora, a atriz Brisa Vieira, também responsável pela produção e pesquisa. A trilha sonora foi criada especialmente para o espetáculo e dialoga com a cena criando atmosferas que apoiam a atuação e constroem narrativas. Os universos das personagens se diferenciam por meio da melodia e harmonia da música.

As sessões acontecem hoje e amanhã, às 20h, no canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/ManifestACompanhia

Escrito por:

Katia Fonseca