ABERTURA DE TEMPORADA

200 anos de Strauss são celebrados pela Sinfônica de Indaiatuba

Apresentação deste sábado abre a temporada 2025, mesclando a Sinfonia nº 2 de Johannes Brahms à elegância das valsas de Johann Strauss em concerto solidário

Da Redação/[email protected]
27/03/2025 às 15:35.
Atualizado em 29/03/2025 às 12:51
Concerto da Orquestra Sinfônica de indaiatuba terá a regência do maestro titular Paulo de Paula (Divulgação)

Concerto da Orquestra Sinfônica de indaiatuba terá a regência do maestro titular Paulo de Paula (Divulgação)

A abertura da Temporada 2025 da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba reúne obras do compositor austríaco Johann Strauss II (1825-1899), que completa 200 anos de seu nascimento, e do alemão Johannes Brahms (1833-1897). A apresentação acontece no dia 29, a partir das 20h, na sala Acrísio de Camargo (no Centro Integrado de Apoio à Educação), em Indaiatuba (SP), sob a regência do maestro titular Paulo de Paula. Embora tenha entrada gratuita, são aceitas contribuições voluntárias de leite em pó e caixas de bombom para a Páscoa Solidária.

O repertório de 1h15, com a participação de 57 músicos, será composto por duas obras importantes da música clássica: a "Sinfonia n˚2", de Brahms, e a valsa "Imperador", de Johann Strauss II. A primeira foi composta em 1877, quando Brahms passava férias num pequeno lugarejo do interior da Áustria. "A obra reflete as paisagens campestres e as sensações do compositor vividas naqueles dias: a serenidade do campo e suas próprias agitações pessoais", destaca o maestro Paulo de Paula. A música de Brahms é considerada uma síntese entre a tradição clássica de grandes mestres que o antecederam (Bach, Mozart, Haydn e Beethoven) e as composições do período romântico. 

A valsa “Imperador”, composta po Strauss em 1889, recebeu esse nome por ter sido oferecida como um presente simbólico do imperador austríaco Franz Joseph I ao imperador alemão Guilherme II. Johann Strauss II pertencia a uma tradicional família de compositores ligados a gêneros populares como valsas, polcas e operetas e é considerado o maior divulgador da valsa vienense. São dele valsas como "O Danúbio Azul", "Sangue Vienense" e a "Valsa Imperador", que recebe destaque nesse concerto.

PROGRAME-SE 

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba - Abertura Temporada 2025 

Quando: Sábado, dia 29, às 20h 

Local: Sala Acrísio de Camargo - Ciaei - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina, em Indaiatuba 

Entrada Gratuita - será aceitas contribuições voluntárias para a Páscoa Solidária 

Informações: Instagram @sinfonicadeindaiatuba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por