MOACYR CASTRO - IG (CEDOC)
Guerra, pouco antes do Dia D, da invasão da Normandia, Reisman, major americano, treina 12 sentenciados à morte ou a penas de no mínimo 20 anos. O site adorocinema.com relembra: missão suicida atrás das linhas alemãs, para destruir um posto nazista. Os sobreviventes, “soldados sem saída”, serão perdoados de seus crimes e reintegrados.
Grupo de psicóticos, estúpidos, desajustados. Lee Marvin é o major durão que comanda esse esquadrão bandido, à frente de um elenco incomparável. Veja só: Charles Bronson, Jim Brown, John Cassavetes, Trini Lopes, Telly Savallas (detetive Kojak), Donald Sutherland e Clint Walker estão entre os 12 prisioneiros em busca da liberdade d urante 150 minutos, liderados pelo diretor Robert Aldrich.
Há mais estrelas nesse céu: Ernest Borgnine, George Kennedy, Robert Ryan... Dessas, só Donald, aos 78 anos, não se apagou. Continua o incrível “Kelly”, comandante dos seus heróis “Guerreiros Pilantras”, outra obra-prima sobre aquele conflito.
Corta!
(Essa é a moral americana. Ninguém deve matar, estuprar, violentar, perseguir ou agredir. Se o fizer, será preso, até condenado à prisão perpétua ou à morte. Mas contra outro ser humano, por conveniência do seu Estado, será perdoado. Assim é a crueldade do seu Estado: aproveita sua condição à beira da forca para barganhar a vida do outro pela sua liberdade.)
Fotógrafo de moda londrino (David Hemmings) após passar a noite fotografando para um livro de arte, volta ao estúdio atrasado para uma sessão de fotos com a supermodelo Veruschka (em seu próprio papel). Cruza um parque e fotografa um casal. A mulher das fotos (Vanessa Redgrave), diz o imdb.com, furiosa por ser fotografada, o segue até o estúdio e exige os negativos, mas recebe um filme virgem. Curioso com a atitude, ao fazer seguidas ampliações (blow up) de suas fotos no local, nota o que acredita ser um corpo e uma mão apontando uma arma entre os arbustos. Sai para passear e volta ao estúdio: está revirado, mas a ampliação, na câmara de revelação, mostra o corpo tombado nos arbustos. No dia seguinte, ele vê que o corpo desapareceu. Direção de Michelangelo Antonioni.
Corta!
O filme é Blow up, ampliação, traduzido para ‘Depois daquele Beijo’. Na volta ao parque, o fotógrafo vê uma banda maquiada. É a primeira aparição dos hippies no cinema. Mais adiante, duas pessoas jogam tênis por mímica, sem bolas nem raquetes. A plateia, acompanhando com a cabeça pra lá e pra cá. Só se ouve o som da bolinha. No estúdio, Veruschka e David fazem a cena cinematográfica mais sexy da história.)
Crítica de cinema? Melhor: é mais uma aula fantástica de Português do professor Alexandre dos Santos Ribeiro, no ano da graça de 1967, no Colégio Culto à Ciência.
Pregado no poste: “Para todos, dois filmes inesquecíveis; para aqueles alunos, uma aula inesquecível”