SUMARÉ

Entorno de linha de trem é cercada para evitar acidentes

Cerca faz parte de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com Ministério Público Federal (MPF)

Sarah Brito
12/03/2015 às 17:44.
Atualizado em 23/04/2022 às 18:03
Obra começou no início do ano passado, mas foi paralisada para consulta pública (Cesar Rodrigues/ ANN)

Obra começou no início do ano passado, mas foi paralisada para consulta pública (Cesar Rodrigues/ ANN)

Local de acidentes e atropelamentos, a área no entorno da linha do trem da América Latina Logística (ALL) que corta a cidade de Sumaré, está sendo cercada, como parte de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre Ministério Público Federal (MPF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Prefeitura e empresa.   A obra começou no início do ano passado, mas foi paralisada para consulta pública. Parte do alambrado de dois metros de altura já está finalizado. Ele cerca a parte de divisa entre linha de trem e avenida João Argenton, região central de Sumaré. No outro lado da linha, divisa com residências, não há muro. A medida faz parte do acordo que também foi feito com as prefeituras de Hortolândia e Campinas, para melhorar os trechos das malha ferroviária que passam por estas cidades. Para cada uma das cidades que fazem parte do acordo com o MPF, foram determinadas obras a serem realizadas pela ALL e obras complementares executadas pelas prefeituras. A obra em Sumaré é a primeira entre as cidades do TAC.A proposta é que os alambrados impeçam o acesso aos trilhos entre as duas passagens em nível para pedestres e uma para carros. As intervenções atuais são voltadas exclusivamente para pedestres. Ontem, equipe de uma empresa terceirizada contratada pela ALL terraplanava parte da área do alambrado. O TA foi exigência do MPF em função de inquéritos civis públicos que já tramitavam desde 2008 sobre a área. O Termo estabelece as responsabilidades dos municípios e da ALL para a realização das obras de melhorias e segurança.Em Sumaré, as intervenções que cabem à concessionária incluem a construção das passagens em nível para pedestres (serão três pontos no Primavera e um Lucélia), com a instalação de direcionadores de fluxo - que são transposições melhor estabelecidas para garantir mais segurança e conforto aos pedestres e a usuários com mobilidade reduzida ou cadeirantes que poderão acessar o trecho por meio de rampas de acessibilidade.De acordo com a ALL, o mesmo padrão já foi utilizado nos municípios de Ourinhos e São Carlos, e também nas vizinhas cidades de Nova Odessa e Americana. Intertítulo - MoradoresAs obras do alambrado são alvos de críticas dos moradores. Para a aposentada Helena Moraes, de 80 anos, as obras não deveriam ter parado e ficaram "abandonadas" . "Ladrões vinham roubar o material de construção. Isso é coisa mal programada. Eu vivo caindo na calçada, já quebrei dois braços. Preciso que isso seja finalizado" , disse. O ajudante de produção Natalino dos Anjos, de 60 anos, afirmou que a obra é positiva, mas deveria ser feita de outra forma. "Seria melhor se fosse uma passagem elevada. Assim não vai adiantar muito, porque temos que passar na linha, ainda" , disse. A ALL disse que o projeto tem a devida aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é o órgão responsável por avaliar esse tipo de obra. AcidentesA linha de trem em Sumaré tem histórico de acidentes. O último ocorreu em abril de 2013, quando a universitária Keully Costa Ribeiro, de 20 anos, morreu após ser atropelada por uma picape Pampa e arrastada por cerca de 20 metros por um trem, no Jardim Primavera. Ela pilotava uma moto quando foi atingida. Keully e a motocicleta foram arremessadas para a linha de trem e ela não conseguiu sair do trilho de trem a tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por