ENTREVISTA DE EMPREGO

Entenda o processo da entrevista e seja um profissional de sucesso

A entrevista é como um casamento, a oportunidade tem que ser benéfica tanto para a empresa quanto para o candidato

Mariane Montedori
17/04/2013 às 10:15.
Atualizado em 25/04/2022 às 20:02

É natural ficar um pouco nervoso em entrevistas de emprego. Quando a oportunidade é a primeira então, nem se fala. No entanto, devemos nos lembrar que a entrevista é a chave de entrada para um casamento entre o que a empresa precisa e o que você tem a oferecer. Por isso, lembre-se que não só o candidato tem que ter o perfil da empresa, como a empresa tem que ter o seu perfil. Como todo casamento, é necessário que as condições estejam favoráveis para ambas as partes. 

Procure conhecer as atribuições da empresa, incluindo sua missão e visão. Entenda a vaga disponível e case com seus interesses e pré-disposições. Feito isso, agende a entrevista e procure, sempre, chegar antes do horário marcado. 

Chegando lá, é natural sentir aquele friozinho na barriga. Mas só isso. Ficar nervoso na hora 'H' pode ocasionar num desastre. Para evitar o branco, o mais aconselhável é treinar o processo em casa. Procure falar sobre você, sobre seus interesses curto e longo prazo e seus objetivos. Depois, veja como aquela vaga pode te auxiliar a conquistá-los e imagine-se após uns 5 anos.

Depois do treino, se tiver uma câmera filme o momento da entrevista.  Este processo é importante para avaliar sua desenvoltura e principalmente sua expressão corporal. Estamos nos comunicando a todo o momento e embora a maioria das pessoas acreditem que a única forma de comunicação é através da fala, a nossa linguagem corporal também é um veiculo de transmissão do que pensamos e sentimos. Pesquisas apontam que apenas 7% da nossa comunicação é verbal (palavras), 38% é vocal (volume da voz, entonação, ênfase e colocação vocal) e 55% é não verbal. O nosso corpo fala!

Enfatize a comunicação, equilibre com gestos, postura, tom de voz e até mesmo a forma de se vestir. Nada de vestidos ou vestimenta decotada. E para homens, boné e regatas estão fora de questão. Nossas roupas revelam muito sobre nós. Através de uma análise de nossa linguagem corporal, é possível identificar traços de personalidade, como arrogância, insegurança, valores e sentimentos. Por isso, lembre-se: Calma, Convicção e Segurança.

Na hora da entrevista, não esquive-se de perguntas. Tire todas as suas dúvidas, pontua sua especialização e sua experiência. Não é necessário falar de todas, apenas daquelas relevantes para o cargo em questão. 

Errar Também é uma Maneira de Aprender

Caso você não seja chamado na sua entrevista de emprego e receba o famoso “entraremos em contato”, não se preocupe, é assim mesmo, pode ser que você não tivesse o perfil da vaga. Pode ser que você seja qualificado demais (e tenha uma pretensão salarial além da prevista pela empresa) e pode ser que você não esteja preparado o suficiente.

Mas isso não é o mais importante, o importante é prestar muita atenção na situação. Algumas vezes, pequenos atos nas entrevistas de emprego podem virar o jogo, fazendo com que você perca ou ganhe a vaga. Mas seja natural, não force a situação, pode ser até que você consiga entrar na empresa, mas caso você tenha usado truques ou mentiras a mascara vai cair, uma hora vai cair.

Caso você realmente queira uma determinada vaga ou perfil de vaga, não desista, tente, se prepare melhor para a próxima entrevista de emprego e tente de novo. Se você realmente deseja e trabalha para isso, nada é capaz de impedir sua trajetória.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por