Professor titular da Faculdade de Engenharia Agrícola assume a reitoria pela segunda vez
José Tadeu Jorge, novo reitor da Unicamp, disse que tem 70 páginas de prioridades para gestão (Dominique Torquato/AAN)
O engenheiro José Tadeu Jorge tomou posse nesta terça-feira (30) como reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e políticos de Campinas e do Estado de São Paulo.
Tadeu Jorge assume a reitoria da Unicamp pela segunda vez. Ele dirigiu a universidade no período de 2005 a 2009. Esta é a primeira vez em que um reitor comanda, por duas vezes, a instituição.
No último dia 19, Tadeu Jorge já havia assinado o termo de posse após o anúncio do seu nome pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB). No entanto, a cerimônia só foi realizada nesta terça, no Centro de Convenções da Unicamp, no início da noite.
Tadeu Jorge assume o comando da universidade até 2017. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), esteve presente, junto com vereadores. Outras autoridades, como o secretário estadual de Educação, Herman Voorwald, também compareceram ao evento.
Tadeu Jorge venceu a consulta acadêmica feita aos alunos. A demora do governador em anunciar sua indicação levantou alerta quanto à possibilidade de ele indicar o segundo colocado, o professor Mario Saad.
O novo reitor é professor titular na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp. Graduou-se em engenharia de alimentos na Unicamp em 1975 e fez mestrado em tecnologia de alimentos, nos anos seguintes, e doutorado em ciências de alimentos. Ele será o 11º na linha de sucessão de Zeferino Vaz (1966-1978). Tadeu Jorge se comprometeu a criar mais vagas para o vestibular da instituição e ampliar as cotas sociais.