Animais nasceram em setembro e têm material genético de equinos famosos
Numa ação inédita no Brasil, uma empresa de Mogi-Mirim especializada em produção de embriões bovinos, ovinos, caprinos e equinos e em preservação genética e clonagem, anunciou o nascimento dos dois primeiros clones de equinos no País. Nascidos no mês de setembro, os filhotes são cópias idênticas dos animais Turbante JO e Cascata JO, cavalos premiados em todo o mundo.
O mangalarga Turbante JO, conhecido como o garanhão do século, morreu em 1998 e teve seu material genético guardado por 15 anos. Ele está inscrito no "Guiness Book" como o “cavalo que produziu o maior número de filhos do mundo” (são 1.678 ao todo). Na época, o animal chegou a ser avaliado em mais de US$ 1 milhão, mas nunca foi vendido. Já a égua Cascata é neta de Turbante e morreu há três anos.
A ABCCRM ( Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga) comemorou a novidade por meio de um comunicado divulgado em seu site. Segundo Mario Barbosa Neto, presidente da instituição, a tecnologia aplicada na clonagem de equinos é pouco utilizada por empresas e aplicada, na maioria dos casos, em Universidades. “A ABCCRM sente-se orgulhosa pelo fato de que os dois primeiros clones de equinos nascidos e registrados no Brasil sejam da raça Mangalarga”.