Equipado com um poderoso propulsor 2.5 turbo de 372 cavalos, novo Audi RS3 Sportback desembarca no Brasil até o final do ano
( )
Quando se trata de um Audi, a sigla RS identifica uma gama de modelos com performance apimentada. O RS3 Sportback, derivação esportiva do hatch A3, é um desses carros que turbinam emoções. Ausente do mercado brasileiro há dois anos, o modelo voltará a ser vendido por aqui, mas o preço só será anunciado perto de sua chegada, programada para o último trimestre deste ano. Foto: Divulgação A nova geração do RS3 Sportback foi apresentada em março, no Salão de Genebra, na Suíça, e vem com um invocado motor 2.5 turbo de cinco cilindros, o mais potente já usado em um modelo RS. Esse propulsor é capaz de render 372 cv e 47,4 kgfm de torque disponível entre 1.625 rpm e 5.550 rpm. A aceleração de 0 a 100km/h ocorre em 4,3 segundos – 0,3 segundo mais rápido do que na versão anterior. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250km/h, mas pode ser elevada para 280km/h se o comprador optar por uma pegada ainda mais radical. Equipado com tração integral quatro, o RS3 Sportback tem transmissão automática do tipo S-Tronic, com sete velocidades e dupla embreagem. Para tornar a condução mais divertida, borboletas atrás do volante permitem que o motorista troque de marcha manualmente. Tudo isso sem ser um beberrão inveterado. Medições realizadas pela Audi apontam que consumo é 10% menor graças a um sistema de recuperação de energia, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema start/stop, que desliga o motor em paradas rápidas. A eletrônica embarcada é outro ponto a se destacar: o carro conta com dispositivos como o launch control (otimiza a tração em arrancadas) e sistema com quatro modos de condução (comfort, auto, dynamic e individual). A direção elétrica, mais suave e precisa, e a suspensão esportiva foram projetadas especialmente para o RS, que também poderá ser equipado opcionalmente com discos de freios de cerâmica e pneus 255/30 na dianteira. Visual reforça a pegada esportiva Foto: Divulgação Mais baixo e com chamativas rodas de 19 polegadas, o Audi RS3 Sportback se identifica com consumidores que gostam de carros esportivos e visual agressivo. Essa impressão é reforçada por detalhes como o acabamento escuro na grade dianteira, o para-choque redesenhado, as tomadas de ar maiores e duas imensas saídas de escape. Há, também, vários logotipos RS posicionados estrategicamente na carroceria. Internamente, além do acabamento requintado, o RS inspira o condutor a mostrar seu lado piloto ao contar com volante multifunções e pedais em alumínio que acentuam o caráter esportivo. O painel reforça esse ambiente dinâmico ao informar dados sobre a temperatura do óleo e possuir um contador de tempo por volta, que promete deixar a condução em pistas fechadas ainda mais divertida. Preço ainda não foi confirmado Especula-se que o RS3 Sportback poderá custar em torno de R$ 300 mil no Brasil, o que o colocaria com valor acima do seu rival de mercado por aqui, o Mercedes-Benz A 45 AMG, vendido atualmente por R$ 259,9 mil.