A temporada de cruzeiros fluviais em navios boutique já começou. Roteiros diferenciados têm atraído cada vez mais o turista brasileiro
Viajar em águas tranquilas, com todos os custos inclusos, de gorjetas a passeios; fazer paradas em pontos que fogem dos tradicionais e permitem novos olhares sobre cidades muito visitadas; contar com serviços exclusivos, privacidade e escolher se quer ficar mais tempo em terra ou navegando. Essas são as principais características que têm atraído muitos turistas para os cruzeiros fluviais, oferecidos, principalmente, na Europa e na Ásia.
Reno, Danúbio, Mosela e Sena são alguns dos rios percorridos pelos navios boutique, embarcações bem menores do que os transatlânticos marítimos — em média, 130 metros — e com capacidade para 150 passageiros. A proposta dos cruzeiros fluviais é voltada, principalmente, para a gastronomia, assim como o enfoque cultural que os passeios podem ter.
Para que a região de Campinas tenha maior contato com as novidades e as possibilidades dos cruzeiros fluviais, a Ancoradouro Operadora, em parceria com a Uniworld Boutique River Cruises, lançou os roteiros da temporada 2013/2014 no hemisfério Norte. “Temos 14 navios na Europa, um no Nilo e três na Ásia e mais de 500 partidas anuais programadas em rios de 20 países”, afirma Silvia Bizatto, a diretora comercial da Uniworld. “Os roteiros que levam ao Camboja e ao Vietnã e os que passam pelos castelos na Irlanda e na Escócia têm sido os de maior sucesso entre os brasileiros”, revela.
O gerente geral da Ancoradouro Operadora, Fernando Gaona, aposta que os cruzeiros que passam por Barcelona e Veneza devem atrair turistas da região. “São destinos que o público quer conhecer”, defende. “Até mesmo quem já conhece as cidades pode fazer os cruzeiros fluviais, pois o que será visto é totalmente diferente”, completa Silvia.
Os roteiros fluviais podem ter duração de uma semana em um único país ou jornadas maiores, de até 18 dias, viajando por diferentes regiões e países. Informações no website: www.ancoradourooperadora.com.br.