O elevador panorâmico permitirá ao visitante uma ampla visão do rio Piracicaba
Área da lanchonete, convivência e de entrada do elevador panorâmico (Antonio Trivelin)
Em março, Piracicaba terá mais um cartão postal: o elevador panorâmico e o mirante da ponte Caio Tabajara, a nova ponte do Mirante. A empresa responsável pelo equipamento fará a instalação nesta semana. Depois serão realizados testes. Para realizar a inauguração, prevista para março, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) lançará nos próximos dias o edital de concorrência para o gerenciamento da lanchonete e do elevador, que terá cobrança de ingresso. No regulamento estará previsto que, em um dia da semana, a entrada ao local será gratuita, para beneficiar principalmente os estudantes, conforme a secretária Rose Massarutto.
Ela informou ainda que o valor ainda não está definido, mas ele será simbólico. "O pagamento do ingresso contribui para a valorização do local pelo usuário. Ainda estamos finalizando o edital e o preço que será cobrado dos visitantes está em discussão", explicou.
Para definir a data da inauguração, Rose explicou que falta concluir alguns detalhes da obra. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) está fazendo o acabamento da área de alimentação, banheiros e do mirante. O secretário de Obras, Arthur Ribeiro, contou que também estão sendo instaladas grades de proteção do mirante e o vidro. "Decidimos pela proteção com gradil e vidro, porque dessa forma, todos, inclusive as crianças, terão uma visão ampla e privilegiada do rio e da cidade, com segurança, a 30 metros de altura, o equivalente a um edifício com nove andares".
Visão
O elevador panorâmico permitirá ao visitante uma ampla visão do rio, para o lado do Shopping Piracicaba. "Quando a pessoa chegar ao mirante, terá a visão do outro lado. Será interessante a sensação de visualizar esses dois lados do rio e da cidade", informou Ribeiro.
A capacidade do elevador é de 11 pessoas e do mirante é de 200. O custo do equipamento é de R$ 1,4 milhão. Há na estrutura do elevador uma escada de segurança para eventualidades. "Pode haver uma pane ou alguém passar mal no elevador e a escada também poderá ser utilizada nessas situações".
Ribeiro ressaltou ainda que serão instalados bancos na área de convivência, próximo à lanchonete. "Os bancos também se tornarão outro ponto turístico do complexo da ponte, porque o espaço fica bem próximo da ilha dos namorados do rio Piracicaba. As pessoas poderão ver de perto esse local".