OPINIÃO

Eleições, Papa, Alvarás

Correio Popular
12/02/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:55

Eleições

Wedson Prado

Microempresário, Valinhos

(…) Foram eleitos para presidir o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, respectiva-

mente, os senadores Renan Calheiros e o deputado Henrique Alves, ambos pertencentes ao PMDB, que integra a base aliada do governo federal. Sob a luz da Justiça, não há ainda nos processos a eles imputados a condenação e a expressão “transitado em julgado” (que não cabem mais recursos).

Denunciados por falsidade ideológica e enriquecimento ilícito, os eleitos são velhos caciques da política nordestina e há muitos anos militam na área. Salvo melhor juízo, só me resta lamentar pelo povo honesto e tão sofrido do Norte e Nordeste brasileiro mantê-los na vida pública.

Tragédia no Sul

Sueli Sims Dal bão

Cabeleireira, Campinas

Diante dos tristes E recentes acontecimentos em Santa Maria, no México e em Mogi Guaçu, é de extrema urgência que Campinas, uma das cidades mais importantes do País, tenha a atenção e a capacidade de trazer para Campinas um hospital de queimados. Já passou da hora faz muito tempo. O que fazem nossos deputados? Não viram ainda esse descaso? É hora de correr porque já é tarde, não acham?

Pedágio

José Luis Furlan

Aposentado, Campinas

Alguns dias atrás li nesta coluna um leitor, morador de Campinas, reclamando do fato de não conseguir retirar o chip para trafegar pela Rodovia Santos Dumond (Campinas/Indaiatuba). Com isso, fica claro que o Ponto a Ponto ficou inviável para as concessionárias, pois, depois que o governo estadual entrou na campanha para prefeito na cidade de Campinas, quando o candidato eleito Jonas Donizette prometeu em campanha que os veículos com placas de Campinas não pagariam pedágio dentro do perímetro urbano da cidade, isso traria perda da arredação tanto para as concessionárias como para a Campinas, que em 2012 arrecadou com ISS nada menos que R$ 19 milhões pela concessão das rodovias que atravessam o Município (perímetro urbano). Mais uma vez o cidadão é prejudicado por promessas de campanha eleitoral. Lamentável...

Lei Seca

Renato Salles Nascimento

Advogado, Campinas

A Resolução 432/13 do Contran, que regulamenta a Lei 12.760/12, diz que apenas um bombom de licor pode significar R$ 1.915,40 de multa, apreensão do veículo e sete pontos na CNH. Um enxaguante bucal pode acarretar três anos de prisão, mas como? Sem habilitação por um ano? Parece uma regra excessiva. Há duas formas de a lei penal não produzir eficácia preventiva: uma, quando ela não é aplicada, outra, quando ela é desproporcional. (…) O rigor da lei acaba por desestimular o motorista, que passará a raciocinar se é melhor não fazer nenhum teste, deixando que seja julgado pelos sinais de embriaguez, que implicam numa valoração fluída e lotérica. Soprando o etilômetro, com certeza vai haver punição e até mesmo injustiça. Não soprando, pode ser que sim, pode ser que não.

Criminalização

José Maria Pascoal Júnior

Oficial do Exército, Campinas

Vendo a reportagem da edição de 7/2, do Correio, sobre a denúncia pelo Ministério Público dos estudantes da USP, que em 2011 invadiram e depredaram o campus universitário, causou-me espanto ao verificar que o Diretório Central dos Estudantes daquela renomada universidade correu para repudiar em nota, alegando “intenção de criminalizar” os estudantes, como se o ato de destruir um patrimônio caro à sociedade não fosse crime e sim uma liberdade de expressão democrática. Nota-se que o termo criminalizar vem sendo utilizado pelos espertalhões para confundir a opinião pública. Zé Dirceu, o condenado com todo o contraditório, o utiliza abertamente com intuito de anular sua condenação. E assim vai se tentando inverter o papel do Estado no seu dever de fazer Justiça em uma sociedade tão carente dessa prática. Até quando vão ter êxito?

Papa

Marcos Lucas Cerone

Consultor op. técnico, Campinas

A notícia da renúncia do papa Bento XVI pegou o mundo inteiro de surpresa. Estive em Roma no começo do ano e numa visita ao Vaticano indaguei à guia que nos acompanhava se havia na história do papado uma renúncia, e a mesma disse que nunca tinha acontecido tal situação e que todos os papas exerciam essa função até a morte. Coincidência ou não, acabou acontecendo agora com o anúncio do próprio papa, que se diz com idade avançada para continuar sua trajetória. (...)

IPTU

Antonio Augusto Dias

Eng. aposentado, Campinas

(...) Em 2009 recebi cobrança retroativa a 2004 referente a um pseudoaumento da área construída do meu imóvel de 236 para 413 metros quadrados, o que absolutamente não ocorreu e não paguei, assim como não tenho pago os impostos referentes a 2010, 2011, 2012 e 2013 por portarem a mesma irregularidade. Todos essas cobranças têm sido contestadas e requerido revisão sem solução até o momento. Será tão difícil determinar a área construída de um prédio que necessite de todos esses anos? Assim como eu, imagino que muitos outros contribuintes gostariam de quitar o seus respectivos débitos mas não conseguem.

Seleção

Paulo Panossian

Jornalista, São Carlos

O problema não é perder o jogo. É a forma nada criativa com a qual a Seleção Brasileira vem jogando. Futebol pobre, lento e sem capacidade de criar jogadas de gols. É como se fosse uma equipe ingênua e sem tradição no futebol mundial, oferece espaço no meio de campo para o adversário deitar e rolar! E não fosse a atuação do goleiro Julio Cesar, o Brasil do Felipão teria sofrido uma goleada da Inglaterra, ex-grande freguês nosso. O “técnico canarinho” vai ter trabalho para montar um time eficiente, porque dos experientes convocados, Daniel Alves e Ronaldinho Gaúcho não acrescentam nada. E dos novatos, a maioria gela com a camisa pentacampeã. Infelizmente, a Seleção Brasileira está igual ao nosso PIB, miudinho, miudinho...

Saúde

Osvaldo Kusaba

Aposentado, Campinas

A matéria publicada no Correio Popular do 5/2, sobre a situação do Centro de Saúde Conceição, demonstra o descaso do Poder Público e esperamos que com a nova Administração do prefeito Jonas Donizette seja sanada. E para agravar mais (...), o Centro de Saúde Boa Esperança está com a farmácia fechada por falta de farmacêutica, que foi exonerada pela atual Administração e não substituída.

Alvarás

Renata Carnicelli Guimarães Pedro

Internauta

A questão dos alvarás em Campinas é ridícula! Devem ser apontados os responsáveis diretos, os funcionários da Prefeitura do setor têm que responder por isso, devem ser demitidos.

Reserva verde

José Salomão Fernandes

Advogado e contabilista, Campinas

O Correio Popular de 29/12/12 publicou uma notícia alarmante: “Projeto quer Ciatec 3 em área do Exército”. Campinas tem hoje apenas 5% de sua vegetação nativa, sendo a Fazenda do Exército parte substancial dela. Essa preciosa reserva vegetal, composta de árvores, arbustos e plantas rasteiras, propicia a produção de oxigênio, formação de clima ameno e serve de habitat para centenas de espécies de animais silvestres. Nela também correm magníficos mananciais que contribuem para manutenção das fontes de produção de água potável. Portanto, sr. Jonas, peço-lhe que, ao invés de beneficiar grandes capitalistas, opte pela proteção do meio ambiente natural, sem o qual pereceremos, e ajude-nos a manter intacta a referida fazenda, procurando outra área, particular, já degradada, para realizar seu intento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por