Dos 14 jovens que se formaram na unidade de Campinas, dois deles já estão trabahando
Acreditando na força da educação como meio para o desenvolvimento profissional e pessoal de jovens em situação de vulnerabilidade social, a Associação Daniel Mendez está com inscrições abertas até o próximo dia 14 para uma nova turma do programa de capacitação da Sapore, uma das maiores empresas de refeições coletivas do País, com sede em Campinas.
Com duração de nove meses e oferta de 20 vagas, as inscrições são recebidas na sede da empresa, que fica no Condomínio Swiss Park Office – Avenida Antonio Artioli, 570 – Jardim do Lago. Segundo o presidente da empresa, Daniel Mendez, o objetivo do programa é preparar jovens entre 16 e 21 anos para o mercado de trabalho, seguindo as diretrizes do Projeto Pescar, lançado com sucesso há três décadas no Rio Grande do Sul e hoje presente em 11 estados e no Distrito Federal.
De acordo com o executivo, que considera a iniciativa como o projeto social mais importante já promovido pela Sapore, além da capacitação para atuação no setor de cozinha industrial, o programa forma os jovens para áreas de atendimento e hotelaria. “É um mercado muito rico e em franca expansão”, reforça o presidente da Sapore.
Segundo Mendez, a realização da Copa no Brasil abre inúmeras possibilidades no setor de Alimentos e Bebidas (A&B), demandando uma grande procura por pessoal. Os jovens que passam pelo programa saem aptos para ingressar no mercado de trabalho.
Das duas turmas já formadas pela Associação Daniel Mendez na unidade do Sul, 80% dos jovens foram empregados na Sapore, e a intenção é absorver internamente os 14 jovens formados na unidade de Campinas na última terça-feira. Dois deles foram contratados no final de maio, antes mesmo do término do programa.
Aluno do 3 ano do Ensino Médio, Maikon Rodrigo Mazurok de Faria, de 18 anos, foi contratado como auxiliar de cozinha e trabalha das 7h às 13h na Sapore. “Adquiri muita responsabilidade, ao mesmo tempo que estou comprometidocom o trabalho”, conta o jovem que pretende ser chef de cozinha. O programa foi divulgado na comunidade do Jardim Novo Ângulo, em Hortolândia, frequentada pelo jovem.
Interesse
O interesse pela área da cozinha levou Faria a se inscrever no programa e a frequentar as aulas noturnas com conteúdo teórico em sala de aula e prático na cozinha da empresa. “Aprendemos de tudo um pouco, o que é bom, já que penso em ser chefe gourmet”, avalia o jovem. Ele pretende começar a faculdade de gastronomia em janeiro e credita ao projeto o primeiro passo rumo à realização do seu sonho profissional.
Por serem menores de 18 anos, outros formandos como Nadine de Jesus Souza, de 17 anos, atuarão como jovens-aprendizes no departamento administrativo da sede da empresa, ou em outras funções em restaurantes operados pela Sapore em clientes de Campinas. A adolescente foi contratada no final de maio como jovem-aprendiz, com o cargo de auxiliar de escritório.
“O curso superou minhas expectativas. Eu me inscrevi porque vi uma oportunidade de conseguir meu primeiro emprego com carteira assinada após ser capacitada no Programa. Saio com mais conhecimento, responsabilidade e experiência para correr atrás dos meus objetivos. Quero fazer faculdade de administração e seguir carreira nesta área”, anuncia a adolescente. “O aprendizado que esses jovens adquiriram ao longo deste período teve como objetivo proporcionar o ingresso no mercado de trabalho de forma qualificada e competitiva. A ideia é usarmos nosso know how e infraestrutura para prepararmos este grupo de adolescentes não só por meio de aulas teóricas, mas também vivenciando o cotidiano operacional dentro do segmento de alimentação”, afirma o presidente da Sapore.
SAIBA MAIS
A previsão de início do Programa, que terá nove meses de duração, é para a primeira quinzena de agosto. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h, na sede da Sapore. Todos os alunos participantes ganham uma ajuda de custo, uniforme, material didático, vale-transporte e alimentação.
A grade do curso é composta por 60% de aulas teóricas, em que eles aprendem questões como cidadania, desenvolvimento pessoal, ética, educação ambiental e empreendedorismo. As outras 40% são de disciplinas mais técnicas como informática, rotinas e atividades dentro de restaurantes, departamentos pessoal e administrativo; atendimento, turismo (em que aprendem as culturas e hábitos alimentares de todas as regiões do País), finanças, noções de recursos humanos, segurança alimentar, entre outras matérias.
Colaboradores da Sapore também participam de forma voluntária dos treinamentos dos participantes. O período de inscrições para os interessados prossegue até 14 de junho. Para participar, é necessário comparecer pessoalmente à sede da companhia, em Campinas. Os candidatos precisam ter o seguinte perfil: idade entre 17 e 19 anos, fazer parte de uma família que ganhe uma renda per capita de meio salário mínimo, ter interesse em trabalhar na área de cozinha, possuir vínculo familiar e ter concluído ou estar cursando o ensino médio. As vagas são limitadas. Após esta primeira etapa, o candidato passa por outros processos seletivos.