CAMPUS PARTY

Educação em pauta para um aprendizado 2.0

Programação geral do evento de tecnologia tem atividades voltadas à educação

Mariane Montedori
07/02/2013 às 11:10.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:31

O universo digital é um globo gigante que tem dominado as aptidões dos indivíduos em quaisquer que sejam, as áreas de atuação. No ramo da edução não havia de ser diferente. Ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação, dá-se o nome de Inclusão digital. Mas até que ponto ela pode ser produtiva dentro de uma sala de aula?

A primeira semana do maior evento de tecnologia veio para explicar e exemplificar essa questão máxima debatida na atualidade. Com palestras e debates relacionados à temas educacionais e tecnológicos, foram 5 dias voltados para a educação. Ainda assim, diferente do ano passado, não houve o EducaParty, programação paralela voltada especificamente à área. Mas separamos as principais mesas de discussão e palestras da programação geral que foram discorridas e que podem ser úteis a professores, alunos e demais interessados em educação e tecnologia.

Tema: Pesquisa TIC Kids Online Brasil: uso seguro da internet, riscos e oportunidades

O que os pequenos internautas procuram na rede? Esse foi o tema de abertura do primeiro dia da educação em pauta. A palestra falou sobre as possibilidades de acesso ao conhecimento e os riscos que a internet apresenta às crianças.  

Outro assunto abordado foi as diferenças entre as necessidades de aprendizado dos "nativos digitais" e as dos "imigrantes digitais", termos cunhados pelo especialista e palestrante Marc Prensky.

Tema: Wikipédia e o futuro da educação (Educação sólida em um mundo líquido)

Ferramentas colaborativas podem incentivar o aprendizado? Até que ponto a informação despejada em rede auxilia o estudante. 

Tema: Gamificação da Pedagogia

A produção de jogos em sala de aula como nova prática de ensino e o processo de produção de games educacionais de história e geografia estão em pauta na palestra de Rodrigo Ayres de Araújo, graduado em História e pós-graduado em Programação e Produção de Games, com 16 anos de experiência em salas de aula de colégios públicos e privados de São Paulo e Santa Catarina.

Tema: Empreendedores pela educação

O que os educadores pensam sobre novas ferramentas criadas por startups para as escolas? O tema foi discutido por Maria Elizabeth de Almeida, coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP.

Tema: O papel das redes sociais como ferramenta auxiliar no processo de ensino

Como os professores podem planejar o uso das redes para criar ambientes de aprendizado colaborativos e que estimulem a autonomia dos alunos? 

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