O livro é dirigido a interessados no tema, ao público acadêmico, pesquisadores de pós-graduação e educadores que atuam com educação ambiental
Estudante de biologia Allan Douglas Miranda é um dos estagiários da OCA que colaboram com o evento (Antonio Trivelin)
Será lançado na quarta-feira (22) às 19 horas, no auditório do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o livro Educação Ambiental e Políticas Públicas: Conceitos, Fundamentos e Vivências, que reúne 33 artigos de 48 autores do Brasil e do exterior.
A obra foi organizada pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental OCA, da Esalq, em parceria com o Coletivo Educador Ambiental Piracicauá e publicada pela editora Appris.
“Durante as reuniões do coletivo começamos a discutir cinco conceitos que acreditamos serem fundamentais na contribuição para a sustentabilidade e pelos quais passa todo processo educador. são eles a Identidade, Diálogo, Potência da Ação, Felicidade e Comunidade”, disse a professora da Esalq, Denise Maria Gândara Alves.
Os temas começaram a ser discutidos em 2009. “Alguns integrante sdo coletivo passaram a pesquisar em mestrado e doutorado alguns desses conceitos e suas aplicações. Outros também fizeram pesquisas e com isso obtivemos um material de qualidade. Todos fizeram muitos trabalhos e parte deles foi publicada na revista Ambientalmente Sustentable, da Galícia, que apesar de estar em solo espanhol, a publicação é em português. O formato revista é pequeno e como tínhamos muito material, surgiu a ideia de lançar o livro e convidar também pesquisadores de outras universidades para que as ideias e propostas de outras regiões do país pudessem estar representadas no livro”.
Além dos pesquisadores de outras universidades do Brasil também foram convidados do exterior. Os artigos que vieram do exterior são de Portugal, elaborados por dois professores que trabalham com educação ambiental no país. “A educação ambiental é inclusiva e deve ser acessível para todos. Os artigos trazem pesquisas, experiências de educação ambiental e popular”, afirmou.
O livro é dirigido a interessados no tema, ao público acadêmico, pesquisadores de pós-graduação e educadores que atuam com educação ambiental. Tem ainda entre os organizadores, o professor Marcos Sorrentino, que atualmente trabalha no Ministério da Educação, para a elaboração de um currículo de educação ambiental no país e tem apresentação da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
De acordo com a professora Denise, outros lançamentos também irão ocorrer. “Pretendemos divulgar o livro em diversos locais e em outras regiões do país, como em Brasília, Ribeirão Preto e Curitiba”.
O valor do exemplar é de R$ 85,00, e no lançamento amanhã ele deverá ser vendido com desconto. No evento, será organizada uma roda de diálogos com os autores presentes. A organização da solenidade contou com o empenho dos estágiários da OCA e de intervenções de estudantes da Esalq.