CARLO CARCANI

E se Mark fosse Rubens?

Carlo Carcani
26/03/2013 às 16:30.
Atualizado em 25/04/2022 às 23:03

O fato: Sebastian Vettel, piloto alemão, ignorou um acordo interno da Red Bull, desrespeitou o companheiro Mark Webber, piloto australiano, e, claramente, colocou seu interesse pessoal acima do de sua equipe.

Como fãs e jornalistas brasileiros, de modo geral, analisam o fato: o acordo da Red Bull de não haver disputa de posição entre seus pilotos no final das corridas pode não ser o ideal, mas é aceitável do ponto de vista esportivo. O alemão fez uma grande sacanagem e o australiano é a vítima da história.

Cenário fictício 1: Nelson (ou Ayrton, tanto faz), piloto brasileiro, ignorou um acordo interno de sua equipe, desrespeitou o companheiro Nigel (ou Alain, tanto faz), piloto europeu, e, claramente, colocou seu interesse pessoal acima do de sua equipe.

Como fãs e jornalistas brasileiros, de modo geral, analisariam o cenário: o acordo da equipe de não haver disputa de posição entre seus pilotos no final das corridas é ridículo e fere princípios básicos do esporte. Nelson é um piloto genial, arrojado, que corre por amor ao esporte e não aos negócios. Nigel é um chorão perdedor que tem mais é que ficar em segundo mesmo.

Cenário fictício 2: Michael (ou Fernando, tanto faz), piloto europeu, ignorou um acordo interno de sua equipe, desrespeitou o companheiro Rubens (ou Felipe, tanto faz), piloto brasileiro, e, claramente, colocou seu interesse pessoal acima do de sua equipe.

Como fãs e jornalistas brasileiros, de modo geral, analisariam o cenário: o acordo da equipe de não haver disputa de posição entre seus pilotos no final das corridas deveria ser respeitado sempre, e não só quando o piloto europeu está atrás. Michael é um grande sacana, piloto sujo que só ganha porque a equipe trabalha contra o segundo piloto. É um cara que não tem vergonha de ganhar de forma desleal. Um Dick Vigarista de carne e osso. Já Rubens é um banana, que aceita tudo calado e que nunca será um vencedor. Se fosse bom mesmo, teria provocado um acidente para tirar Michael da pista. Sua postura submissa envergonha a nação. Ele só corre por dinheiro e não tem gana de vitória.

Tudo parece muito exagerado, não é? Mas alguém duvida que teríamos três reações diferentes para o mesmo caso, variando apenas de acordo com a posição do brasileiro na história?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por