MILENE MORETO

E não é que a lei já existe?

Milene Moreto
milene@rac.com.br
22/05/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 15:06

iG - Milene Moreto (Cedoc/RAC)

Sancionada em 2004 durante o governo da ex-prefeita Izalene Tiene, a lei que prevê a cota para negros no serviço público em Campinas já existe, mas nunca entrou em vigor. A proposta, na época de autoria da vereadora Maria José da Cunha (PT), estabelecia a cota de 30% das vagas comissionadas para os afrodescendentes, sendo 15% reservadas para homens e 15% para mulheres, obedecidas às percentagens decrescentes conforme o aumento da população.

Apesar de ter sido apresentada pelo próprio PT, a lei passou batida. O autor do novo projeto apresentado neste mês na Câmara, Carlão do PT, gostou da proposta já sancionada e vai estudar a possibilidade de cobrar a regulamentação e adicionar emendas para que a cota também incida sobre o quadro de servidores de carreira. Carlão defende que a cota seja de 20%, conforme orientação do governo federal. 

Lanchinho 1

O episódio do lanchinho na Câmara de Campinas é revelador e pedagógico. Revelador porque expõe o desapreço pelo dinheiro público de quem deveria zelar por ele. Pedagógico porque mostra que a proposta da licitação era esdrúxula e perdulária, afinal, com simples “vaquinhas”, economizou-se 84% do que se gastaria com a compra formal da comilança.

Lanchinho 2

Uma outra reflexão se faz necessária: é compreensível a revolta do eleitor quando manifesta sua indignação sobre o comportamento do agente público. Fora do poder, ele posa de paladino e ataca todas as mordomias e exageros da máquina. Uma vez dentro dela, guardando o devido cuidado para não generalizar, é acometido pelo irresistível desejo das benesses.

Novo nome 1

Os vereadores votam hoje projeto de lei que dá o nome de Prefeito Edivaldo Orsi ao Complexo Hospitalar Ouro Verde. A proposta é do vereador Luiz Henrique Cirilo (PSDB) e não deve gerar discussão da base de oposição, principalmente o PT. Isso porque, no começo do ano, sensibilizados com a proposta e com o pedido, os parlamentares assinaram a favor do projeto. Votar contra, agora, causaria uma tremenda saia justa.

Novo nome 2

Cirilo diz que a proposta veio como uma forma de homenagear o ex-prefeito, também um dos fundadores do PSDB em Campinas. O pronto-socorro do hospital já tem o nome do ex-prefeito, mas ele quer ampliar. Apesar de encabeçado por Cirilo, a proposta teria tido apelo do vereador Artur Orsi, que é filho de Edivaldo.

Procura-se

Durante mais uma visita a Campinas ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), brincou com os políticos que integraram sua comitiva e disse que estava à procura de um quitinet para alugar na cidade, já que tem ficado mais por aqui do que na capital.

Oportunidade

O tucano não deixa escapar nenhuma oportunidade aparecer na RMC e, principalmente, em Campinas, uma das principais cidades do Interior, que por muito tempo, esteve nas mãos dos partidos de oposição ao PSDB.

Acordo no transporte

Em assembleia realizada na manhã de ontem por motoristas e cobradores do transporte público em Campinas, a categoria aceitou a proposta das concessionárias de ampliar os salários em 8%. Outra exigência dos funcionários foi o pagamento do tíquete-refeição durante o período de férias. A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), entidade que representa as concessionárias nas negociações salariais, condicionou a ampliação do benefício do tíquete à assiduidade dos funcionários no trabalho. Com o acordo, a categoria não entra em greve. 

Colaborou Bruna Mozer/AAN 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por