LANÇAMENTO

Duster encara novatos de frente

SUV produzido no Paraná aposta no espaço e na robustez para manter as vendas num bom patamar

Luís Cesar de Souza Pinto/Especial para a AAN
17/04/2015 às 20:35.
Atualizado em 23/04/2022 às 16:25
Duster atualizou o visual com novos para-choques, faróis e grade; no interior, utilitário esportivo também teve mudanças ( Divulgação)

Duster atualizou o visual com novos para-choques, faróis e grade; no interior, utilitário esportivo também teve mudanças ( Divulgação)

Com várias novidades pipocando no segmento de utilitários esportivos, quem está na estrada há algum tempo, como o Renault Duster, trata de se virar nos trinta para encarar os recém-chegados. Com uma ajeitadinha aqui e acolá e uma redução no preço (as versões Expression e Dynamique 1.6 ficaram R$ 500 e R$ 1 mil mais baratas), a marca francesa espera que seu robusto e espaçoso jipão continue brigando pelas primeiras posições do ranking. Visualmente, o utilitário esportivo Renault ganhou um tapinha que ajudou a rejuvenescê-lo. Para-choques dianteiro e traseiro têm novo desenho, assim como os faróis e lanternas traseiras com led; a grade também foi alterada e um filete escuro substitui as barras cromadas, tornando mais visível o emblema Renault. A barra no teto agora traz impresso em baixo revelo o nome do carro. Interior O acabamento da cabine também foi sensivelmente melhorado. No painel, uma moldura em black piano envolve as saídas de ar e a tela do sistema de entretenimento. O quadro de instrumentos agora possui iluminação branca com três mostradores: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo. No tocante à conectividade, as inovações estão presentes a partir da versão intermediária Dynamique. De série, ela traz a central multimídia Media NAV Evolution, que agora possui acesso a mídias sociais e aplicativos como TripAdvisor, que mostra a relação de hotéis e restaurantes nas proximidades, além de fornecer informações de trânsito em tempo real via ondas de rádio, funcionando mesmo em locais onde não haja acesso à internet móvel (esse serviço por enquanto só estará disponível em capitais como Rio e São Paulo). Motor  O novo Duster será oferecido em cinco versões, sendo duas motorizações e duas opções de câmbio: Expression 1.6 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 com câmbio automático (de quatro marchas) e Dynamique 2.0 16V 4x4 com câmbio manual. O motor 2.0 16V ganhou seis cavalos em relação à versão anterior, sendo capaz de gerar 148 cavalos de potência quando abastecido com etanol, e 143 cavalos quando abastecido com gasolina. Outra inovação é o botão ECO, que permite a redução de até 10% no consumo do veículo, diminuindo um pouco a potência do motor e o desempenho do ar-condicionado. Suspensão E foi exatamente essa versão que dirigimos durante o test drive promovido no lançamento do modelo. Apesar de serem apenas seis cavalinhos a mais, deu para sentir a diferença no comportamento do carro que ficou sensivelmente mais ágil. O câmbio mecânico de seis velocidades – presente no veículo que avaliamos – também está mais justo, permitindo trocas de marcha mais suaves e precisas. Outro destaque é a suspensão que recebeu nova calibração e deixa o carro mais assentado, especialmente nas curvas. A Renault também fez um trabalho forte para inibir o ruído na cabine, que melhorou bastante em relação às versões anteriores do Duster, assim como a vibração sentida pelos ocupantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por