LIVRO

Dupla lança 'Entrei na Feira da Fruta' neste domingo, em Campinas

O sucesso, cerca de 2 mi de views no YouTube , veio com redublagem de cenas do seriado do Batman

Fábio Trindade
19/05/2013 às 05:40.
Atualizado em 25/04/2022 às 15:36
Fernando Pettinati e Antonio Camano são os autores do livro que tem prefácio do apresentador Danilo Gentili (Divulgação)

Fernando Pettinati e Antonio Camano são os autores do livro que tem prefácio do apresentador Danilo Gentili (Divulgação)

Fernando Pettinati é economista e, atualmente, trabalha como gerente comercial de vendas de carros importados. Já Antônio Camano é formado em marketing e se especializou em Ombusdman e Ouvidoria pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Quem poderia imaginar que esses dois um dia foram a imbatível dupla Bátima (sim, com A no final) e Robin, respectivamente. Pois acredite, isso é real. Eles, em 1981, simplesmente por brincadeira, fizeram uma redublagem caseira de um episódio do seriado Batman e Robin de 1966. E entenda por redublagem muitos diálogos improvisados em situações constrangedoras. Porém, mais do que emprestar a voz para os super-heróis, o vídeo, 22 anos depois, caiu na rede em uma época em que o YouTube ainda nem existia e se tornou um sucesso de público, com cerca de 2 milhões de visualizações.

“Meu irmão tinha acabado de trazer um videocassete dos Estados Unidos e, na época, era a última novidade em eletrônicos. Ele vinha com um microfone, era o primeiro modelo que tinha recurso de câmera lenta, dava para avançar e voltar por quadros, era o máximo. Eu gravava tudo, novela, futebol, Jornal Nacional, e acabei gravando um episódio de Batman e Robin” , lembra Pettinati. Quando ele mostrou o aparelho para o amigo Camano e o que ele tinha gravado, veio a ideia de brincar com o vídeo.

“O Camano é uma piada, faz gozação de tudo, e sem qualquer pretensão tive a ideia de redublar o episódio e ele topou na hora. A gente assistiu umas dez vezes o capítulo, tentamos decorar o tempo das falas e fomos brincando. Os nossos amigos gostaram tanto do resultado que a fita começou a circular por toda a turma”, conta. A trilha sonora escolhida para acompanhar a aventura foi Feira da Fruta, música que fez sucesso no Carnaval de 1973. “Eu tinha o vinil e a escolhi porque, cantando rápido, parecia que eles estavam falando um palavrão que rima com o refrão (risos).” Exatamente por isso o vídeo ganhou o nome de Bátima Feira da Fruta.

A fita, como dito, rodou tanto que acabou se perdendo e foi esquecida. O que os dois não poderiam imaginar é que ela cairia na rede em 2003. “Não tenho nem como descrever como ficamos surpresos ao saber que isso existia ainda.” E, dez anos depois do sucesso na internet, a dupla dinâmica decidiu contar os pormenores desse dia e tudo o que aconteceu depois da gravação. O resultado é o livro Entrei na Feira da Fruta (Usina de Ideia Editores, 120 págs., R$ 29,90). Os autores lançarão a obra em Campinas amanhã, às 15h30, no Clube Bonfim Recreativo e Social, como parte da 11º Edição do ONI Especial Orgulho Nerd.

“Muitas pessoas nos perguntavam como tinha sido gravar, como foi feito tudo, então por isso veio a ideia do livro. O retorno do público tem sido muito legal, a reação deles quando nos conhecem, querem tirar fotos. É como se você fosse um artista sem ser artista. Até porque não tem nada de especial, porque nada foi intencional. Mas é bem engraçado”, conta Bátima. Danilo Gentili, que se intitula fã incondicional e até mesmo um evangelista do vídeo, escreveu o prefácio do livro, e a publicação traz também depoimentos de fãs ilustres fãs como Fernando Muylaert (ator e humorista) e PC Siqueira (vlogueiro e apresentador de TV).

AGENDE-SE

O quê: Lançamento do livro 'Entrei na Feira da Fruta', de Fernando Pettinati e Antônio Camano

Quando: Amanhã, às 15h30

Onde: Clube Bonfim Recreativo e Social (Rua Bento da Silva Leite, 330, Chapadão, fone: 3744-4600)

Quanto: Entrada franca

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por