JUSTIÇA

Dupla da Ponte Preta está na mira do Tribunal

Artur e Cleber foram denunciados por envolvimento na confusão com Neymar no jogo entre Macaca e Santos

Paulo Santana
20/02/2013 às 19:45.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:54

O lateral-direito Artur e o zagueiro Cleber foram denunciados nesta quarta-feira (20/02) pela procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) por envolvimento na confusão com o atacante Neymar na vitória de 3 a 1 sobre o Santos, no último domingo (17/02), pelo Paulistão. Eles foram citados no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por "ato desleal ou inconveniente". Se condenados, poderão desfalcar a Macaca por até três partidas.

Cleber foi incluído na denúncia da procuradoria com base nas imagens da televisão, que mostram o defensor jogando Neymar no chão durante a confusão. Ele sequer recebeu cartão amarelo na jogada que resultou nas expulsões de Artur e Neymar. Durante o jogo, apenas o goleiro Edson Bastos — por reclamar da arbitragem — e o volante Bruno Silva — por calçar o adversário — foram os pontepretanos "amarelados".

Apesar de rara, a denúncia por imagens de TV é permitida. A primeira vez que aconteceu no Paulistão foi em abril de 2009, quando o volante Cristian, do Corinthians, comemorou um gol contra o São Paulo cruzando os braços e mostrando o dedo médio em direção ao setor dos visitantes no Pacaembu. As imagens foram requisitadas pelo procurador do TJD, Antonio Meccia, e anexadas ao processo. O julgamento acabou anulado pelo presidente do TJD, um mês depois, e Cristian nunca chegou a ser punido.

Como o julgamento está marcado para segunda-feira (25/02), a partir das 18h, no TJD, em São Paulo, Cleber tem presença garantida no confronto com o São Bernardo, domingo (24/02), no Majestoso. Já o lateral Artur terá de cumprir suspensão automática e deverá ser substituído por Tiago Cametá. Nesta quinta-feira (21/02), o técnico Guto Ferreira comanda mais um treino técnico.

Já Neymar corre risco de pegar até 15 jogos de suspensão. É que o árbitro Luiz Flávio de Oliveira descreveu a agressão do craque ao lateral pontepretano com um chute e dois tapas.

No documento disponibilizado segunda-feira (18/02) pela Federação Paulista de Futebol, o árbitro disse que Artur foi expulso por "segurar acintosamente o rosto de Neymar". Era uma reação depois de ter recebido "um chute entre as pernas" e por ter seu rosto segurado pelo atacante que ainda deu "dois tapas no braço".

TREINO

Enquanto se preparam para o próximo compromisso, os jogadores da Macaca destacam a responsabilidade de defender a liderança da competição. "Ser o líder traz uma responsabilidade a mais. Por isso, temos que continuar com a mesma atenção e concentração. Sabemos que somos o time a ser batido agora", disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por