Editorial

Dr. Hélio deve assumir sua responsabilidade

Correio do Leitor
leitor@rac.com.br
19/03/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 00:09

O prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT), o Dr. Hélio, deve explicações aos seus milhares de eleitores e não eleitores da cidade de Campinas. Desde que sofreu o histórico impeachment na madrugada de 20 de agosto de 2011, Dr. Hélio se refugiou em suas várias propriedades sem jamais vir a público explicar os fatos. Para um político popular, que tinha seu eleitorado em redutos “mais necessitados”, faltou coragem para encarar seus eleitores e fazer sua autodefesa.

Não se esperava essa atitude de um homem que gozou de grande confiança do campineiro, que o levou por duas vezes ao comando do Palácio dos Jequitibás — permaneceu no poder de 2004 a 2011. Um cargo de grande importância para um político que tinha planos mais ambiciosos, como governar a partir do Palácio dos Bandeirantes.

Dezenove meses após a noite fatídica do seu impeachment, Hélio nunca mais foi visto em lugares públicos. Seu advogado disse que o orientou a não falar nada para não “piorar a situação” (Correio, 17/03), e que ele se pronunciará somente quando o processo do Caso Sanasa, que envolve sua mulher, a ex-primeira dama Rosely Nassim Jorge Santos, for encerrado. Talvez será tarde.

O fato é que o Dr. Hélio não pode fugir à responsabilidade, como político e como homem, de vir a público dar sua versão. O Correio esteve por várias vezes em seu encalço, tanto no condomínio onde mora, em Campinas, como em outra propriedade sua, um apartamento na rica região dos Jardins, em São Paulo. Os pedidos de entrevista foram vários. Enquanto isso, boatos a seu respeito circulam nos meios políticos. O mais recente é que ele estaria cogitando uma candidatura no Maranhão. Ninguém sabe ao certo o que se passa.

O mais provável é que o Dr. Hélio esteja apostando na memória curta do brasileiro, como aconteceu com o ex-presidente Fernando Collor, que também sofreu impeachment em 2002, ficou alguns anos fora da cena política, mas voltou e agora é senador da república por Alagoas desde 2007.

Mesmo mantendo redutos eleitorais na periferia da cidade, é de se pensar se o eleitor campineiro dará uma nova oportunidade ao político. Para grande parte dos seus eleitores, a falta de franqueza revelou fragilidade no momento em que mais precisava mostrar confiança, autoridade e sinceridade. Dr. Hélio deve uma esclarecimento à população de Campinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por