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Dose extra de emoção

Mercedes lança versão mais apimentada do crossover que será fabricado a partir de 2016 no Brasil

Luís Cesar de Souza Pinto - Especial para Metrópole
17/04/2015 às 17:21.
Atualizado em 27/04/2022 às 12:38
Mercedes-Benz GLA 250 (Fotos: Divulgação)

Mercedes-Benz GLA 250 (Fotos: Divulgação)

Mistura de utilitário esportivo e hatch, o crossover GLA será o primeiro modelo a sair da linha de produção, em 2016, da fábrica que a Mercedes-Benz constrói em Iracemápolis, no Interior paulista. Desde o ano passado, no entanto, o carro já é vendido aqui na versão importada, que ganhou uma variação mais apimentada, a GLA 250, com motor 2.0 turbo com potência de 211 cavalos e câmbio automático de dupla embreagem de sete marchas. Esse conjunto adiciona cerca de um terço a mais de fôlego em relação ao modelo convencional e injeta dose extra de diversão e emoção à pilotagem. São 35,7 kgfm de torque máximo, disponíveis a apenas 1.200 rpm, oferecendo respostas rápidas e funcionamento suave, mesmo em baixo giro, sem hesitação nas acelerações. Foto: Divulgação   Toda a eficiência do motor turbo 2.0 litros é otimizada pela transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem que, segundo a marca alemã, realiza mudanças com máxima precisão, sem perder força de tração. A utilização de sete velocidades permite, também, um escalonamento de marchas mais próximo, mantendo o motor dentro de sua faixa ideal de rotações para melhores desempenho dinâmico e eficiência de consumo. Outro fator que contribui para a economia de combustível é a tecnologia start-stop - ela liga e desliga o carro automaticamente em pequenas paradas, como nos semáforos.   Vários sistemas de assistência foram incorporados ao GLA 250, como o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para chamar a atenção dos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão. Já o sistema HSA (Hill Start Assistance - assistência de partida em aclives) mantém o veículo imobilizado por alguns segundos depois que o pedal do freio é liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar.   Pé embaixo    A tecnologia incorporada ao motor turbo de quatro cilindros do GLA 250 engloba inovações apresentadas inicialmente nos propulsores V6 e V8 da Classe S e permitem ao modelo alcançar de 0 a 100km/h em 7,1 segundos. A velocidade máxima é de 230km/h.

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