Para ganharem experiência, o goleiro Lucão e o lateral Luizinho foram emprestados ao Desportivo Ribeirão
O goleiro Lucão e o lateral Luizinho abrem caminho para que futuros jogadores da base pontepretana possam ganhar experiência na Europa. Como parte de um acordo de parceria com o Deportivo Ribeirão, os dois foram emprestados por um ano e já começaram a treinar para compor o elenco que disputa um torneio equivalente a 3ª divisão do Campeonato Português. Um representante da empresa Soccer Champions, parceira do clube que tem sede no norte do país europeu, virá a Campinas este mês para avaliar outros atletas que poderão seguir o mesmo caminho.
Segundo o diretor do Departamento de Futebol da Base, Francisco Marques, o Kiko, outros dois clubes entraram em contato com a Macaca dispostos a fazer parceria semelhante com o acertado com o Ribeirão. "São times do mesmo porte, mas que jogam a segunda divisão. Ainda não podemos revelar nomes. De qualquer forma, é uma vitrine interessante que acaba de ser aberta na Europa. O nosso sub-20 revelou bons atletas, que talvez não teriam chance no profissional neste ano. Por isso, será muito importante como experiência profissional e também para a vida deles", garante Kiko.
Há dois meses, o pontepretano foi conhecer a estrutura do Ribeirão e gostou do que viu. "Fiz questão de ver tudo. Visitei os campos, vestiários, alojamentos e até fui ao hospital da cidade para conferir detalhes do convênio médico dos atletas. Conversei com os atletas e eles disseram que foram muito bem recebidos e estão bem instalados por lá."
Os primeiros contatos com o Ribeirão começaram durante a Copa São Paulo. Na ocasião, os portugueses estavam interessados em um acordo com o Audax, que disputa a Série A2 do Paulista, mas a tradição da Ponte em revelar jogadores acabou mudando o foco. "Quando estiveram no Brasil, eles colheram ótimas informações da Ponte. Acharam que o clube está bem estruturado e por isso nos escolheram para esta parceria. Pesquisaram, viram outros clubes e consideraram que a Ponte tinha o perfil que estavam procurando", completa Kiko.
Inicialmente, a parceria não envolve dinheiro, mas abre caminho para futuras transferências entre os clubes. "Cada clube assume os salários dos atletas, paga as passagens, estadias e oferece o que for necessário durante o empréstimo. Depois, se houver interesse na contratação definida - seja por parte do Ribeirão ou qualquer outro clube da Europa, a Ponte vai conversar", explica Kiko. Lucão e Luizinho foram titulares da Macaca nas últimas edições da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Sub-20.