PIRACICABA

Documentário sobre Pelé fecha programação no Sesc

Filme aborda o cotidiano do Rei Pelé e destaca a carreira de sucesso no futebol

Da redação
25/02/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:33
Pelé beija Taça Jules Rimet: entre as principais conquistas, três Copas do Mundo e dois mundiais pelo Santos (Divulgação)

Pelé beija Taça Jules Rimet: entre as principais conquistas, três Copas do Mundo e dois mundiais pelo Santos (Divulgação)

Documentário sobre o Rei do futebol fecha, na próxima terça-feira (26), às 20h, a programação do Sesc que exibiu filmes sobre craques das quatro linhas. Dirigida pela dupla Eduardo Escorel e Luis Carlos Barreto e produzida em 1974, a obra retrata o cotidiano daquele que é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento ou apenas Pelé, como era chamado, aparece na época das filmagens, correndo nas praias de Santos, orientando os jogadores infantis do Santos Futebol Clube, fazendo exames médicos no clube e praticando atletismo.

A produção recorre a cenas de arquivo sobre a carreira do futebolista, as primeiras imagens mostram sua "volta olímpica" no Maracanã, quando de sua despedida da Seleção Brasileira em 1971. Na sequência, o documentário faz um apanhado dos mais de 25 anos em que Pelé atuou nos campos, seja com a camisa do alvinegro praiano, seja com o amarelo do escrete canarinho.

As imagens relembram as participações na Copa do Mundo de 1958, a primeira conquistada pelo País, e o primeiro título de expressão do Rei, então com 17 anos. Disputado na Suécia, este mundial foi o batismo de fogo e o nascimento do mito, que anotou dois gols na final contra os anfitriões. As duas Copas seguintes são lembradas, porém, com menor enfâse. Contundido, Pelé integrou o elenco, mas não o time titular bicampeão do mundo no Chile; no mundial seguinte, disputado na Inglaterra, o irregular desempenho geral da equipe fez com que o Brasil fosse eliminado ainda na primeira fase.

A redenção veio quatro anos depois, no México, em 1970, Pelé liderou um esquadrão que é considerado por especialistas e pela própria FIFA, entidade máxima do futebol, como o melhor seleção de todos os tempos. Resultado: campeão com direito a goleada sobre a Itália na final, título que o filme mostra em toda sua glória.

O documentário também retrata a carreira do Rei pelo Santos, clube pelo qual jogou a maior parte de sua carreira. Pelé brilhou e foi um dos principais responsáveis por colocar o alvinegro praiano definitivamente no rol dos mais vitoriosos de todos os tempos. Não é à toa, que é quase impossível falar do clube sem recordar do jogador, e vice-versa.

Entre as conquistas, duas Copas Libertadores e dois Mundiais interclubes. Produzida pela Rede Globo, a montagem utilizou diversas imagens feitas pelo extinto Canal 100, além de fotos das revistas brasileiras Manchete, O Cruzeiro e do Jornal do Brasil.

Foi um grande sucesso à época, exibido em inúmeros países. Passados quase 40 anos, Isto é Pelé se transformou em documento para entender as razões que fizeram o craque ser aclamado Atleta do Século XX; bem como serve de testemunho sobre o mito e seu tempo.

SERVIÇO

O filme de 1974 será exibido na próxima terça, às 20h. Teatro. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência. Grátis. Não recomendado para menores de 12 anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por