SOLIDARIEDADE

Doação de instrumentos reforça aulas de música

Mobilização da sociedade de Campinas garante mais 65 vagas em curso gratuito para carentes

Da redação
03/07/2013 às 05:01.
Atualizado em 25/04/2022 às 09:57

Marcos Alves Macedo tem apenas 10 anos, mas há alguns meses passou por uma situação difícil. “Eu ia parar o curso de teclado, que eu gosto muito, porque não tinha o instrumento para estudar em casa. Minha mãe não tem condições de comprar um. Mas agora, graças às doações, não preciso me preocupar, já me emprestaram um teclado e eu posso estudar todos os dias”, disse.

O menino é uma das 135 crianças — com idades entre 6 e 17 anos — atendidas atualmente pelo Instituto Anelo, conhecido por promover a inclusão social de crianças e adolescentes da região do Jardim Florence 1, em Campinas, por meio da música. Devido à falta de instrumentos musicais, cerca de 65 crianças corriam o risco de parar de estudar música, mas uma campanha lançada em abril resultou na doação de mais de 60 equipamentos para o instituto.

“Agora, além de continuarmos com nossos alunos, ainda podemos chamar os outros 65 que estavam na fila de espera. Em breve teremos 200 alunos”, comemorou o idealizador, coordenador e professor do projeto, Luccas Soares. O instituto já recebeu teclados, escaletas, sanfona, violão, saxofones, flautas, violinos, cavaquinhos e de percussão. Mais de 30 escaletas ainda estão para chegar nos próximos dias.

As campanhas de arrecadação acontecem anualmente e, este ano, além de atender a lista de espera, também puderam suprir a necessidade dos estudantes que não têm condições de comprar o instrumento para estudar em casa. O objetivo do instituto é dar uma oportunidade para os jovens e crianças de baixa renda. “Sabemos que a região onde moram é uma área de grande vulnerabilidade, principalmente aos jovens. Eu morei aqui durante 17 anos e sei. Nossa intenção é promover atividades com eles para que não entrem no mundo violento das drogas”, afirmou.

Desde sua fundação, em 2003, a ONG já atendeu cerca de 1,7 mil crianças e adolescentes. “As aulas são de manhã e à tarde. As turmas são divididas por idade e cada uma tem aulas duas vezes por semana. Por isso, é muito importante fazermos a campanha e recebermos os instrumentos, mesmo quebrados”, afirmou.

Entre os cursos disponibilizados pela ONG estão de flauta doce, aula de canto, guitarra, cavaquinho, violão, sanfona, bateria e sax. “Os mais disputados são os cursos de bateria, violão e escaleta. Já temos cinco professores formados aqui no instituto, o que comprova que já conseguimos mudar a vida de muita gente”, disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por