OPINIÃO

Do contra, TAV e ônibus

Correio Popular
11/06/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 12:44

Do contra

Suely Rezende Penha

Professora , Campinas

O povo não está contente com o País crescendo pouco, mas se isso é o que é possível diante da atual conjuntura, paciência. Quem sabe a oposição e a imprensa, ao invés de serem contra tudo que é benéfico ao País, como a MP dos Portos e a queda (no preço da energia), apresentem as soluções reais e possíveis e parem com discursos vazios, como o de Aécio Neves sobre a inflação, que diz que essa precisa cair, mas não diz como ele vai fazer isso.

Saúde

Ricardo Rangel

Empresário, Indaiatuba

(…) Que triste e vergonhoso o caso que foi noticiado na imprensa sobre a ausência de médicos e a morte no Hospital de Indaiatuba. Quantos de nossas famílias precisarão ainda morrer para alguém tomar uma atitude séria e exemplar. A saúde de Indaiatuba está realmente uma vergonha, e não é de hoje. (…) Realmente está um absurdo. Eu mesmo outro dia levei meu filhinho a um dos hospitais de Indaiatuba, em um sábado, e pasmem, não tinha pediatra (...). Não venham me falar que isso é normal. Isso é muito triste. (…) Aguardamos e Rezamos por melhorias.

Corrupção

Lourival Longato Junqueira

Adm. de empresas, Campinas

A corrupção é um cancro que atinge todos os poderes, inclusive o Judiciário, pois é comum o envolvimento de magistrados em processos corruptíveis que fazem até Jesus Cristo temer voltar à Terra. A cada ano eleitoral cria-se a esperança de renovar a classe política e é comum lermos manifestações de leitores dizendo “vamos dar o troco na próxima eleição”, o que de nada servem ou se servem, são infrutíferas. Enquanto tivermos um povo ignorante e seduzido pelas benesses do poder, tudo será inútil. O segredo para reverter esse quadro chama-se educação e leis severas, mas a classe política está interessada em resolver o problema? Afinal, embrulhar peixe com jornal não é mais fácil do que ler o próprio jornal?

Taquaral

Carmen Pimentel

Escritora e musicista, Campinas

Há muitos anos vejo críticas sobre a Lagoa de Taquaral, local onde famílias vão passear, levar seus filhos para brincar, pessoas caminham diariamente, fazem corridas. A história de Caravela deveria se esquecida, pois não traz benefício algum à população. Agora, acabo de ler no Correio Popular de de 8/6 que vão precisar de milhões para tirar o lodo do fundo da lagoa. Antigamente, boatos diziam que o esgoto do bairro Taquaral era despejado na lagoa. Não sei se era verdade ou apenas boato na época. Se for real, pra quê limpar a lagoa e jogar esgoto nela? Algo incompreensível se for realidade. É lamentável....

TAV

Washington S. Castro

Aposentado, Campinas

Não entendi o porquê do trajeto desse trem de alta velocidade, uma vez que ele é projetado para trafegar em altas velocidades. Portanto, deveria servir somente aos locais dos aeroportos de Campinas, São Paulo e Rio e não ter derivações para as área urbanas dessas cidades. No caso de Campinas, e que poderia ser estendido para os demais, a ligação entre o Centro e o aeroporto deveria ser feita por meio de metrô de superfície. Assim, o rendimento da composição de alta velocidade não seria comprometido e o custo do projeto, com certeza, ficaria menor.

Sindicato

Ricardo dos Santos

Universitário, Campinas

Estava na cara que isso ia acontecer! Não se coloca na direção de um sindicato membros do mesmo partido do “patrão”. Isso é uma prática kamikaze, ou seja, suicida. O que a atual direção do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Campinas (STMC) fez é conhecido no meio sindical como “tratoragem”, que nada mais é do que passar por cima da assembleia, uma entidade soberana, ou em termo mais cru, foi traição mesmo. Estamos em tempos difíceis, quando se observa, como dissera Trotsky, uma crise da direção dos trabalhadores, pois a direção da Apeoesp também fez a mesma coisa que a direção do STMC. Fica a dica: trabalhadores, vamos eleger lideranças comprometidas com a luta da categoria!

Índio

Luiz Gustavo de Carvalho

Advogado, Campinas

Lamentável o País ter que se sujeitar a pedidos de marginais inrustidos em fantasias de índios. Esses marginais invadem fazendas sob alegações de “protesto”. Não querem instalação de hidrelétricas, invadem propriedades, sequestram pessoas, bloqueiam estradas, cobram pedágios etc. Nunca entendi ao certo por que índio tem tanto privilégio nesse País. Não produzem nada, não empregam ninguém, não pagam impostos e ainda trocaram as riquezas do País por quinquilharias. Por que esses marginais procuram seus direitos através de baderna e terrorismo e não procuram o Judiciário, como todo cidadão de bem? É inaceitável assistir um índio não acatar ordem judicial e ainda rasgar cópia da sentença de uma juíza federal, que determinava a saída do mesmo e de seus comparsas da fazenda no MS, sob alegação que aquele documento para ele não tem validade.

Ônibus 1

Paulo Panossian

Jornalista, São Carlos

Viaturas oficiais destruídas, casas comerciais e estações de metrôs danificadas, e lixo, muito lixo despejado nas importantes avenidas da Capital. Esse foi o triste balanço de um tal de “Movimento Passe Livre”, contestando o reajuste do transporte urbano em São Paulo. Com uma página no Facebook, o movimento é organizado, tem cartilha até para orientar como se defender de armas etc. E afirmam em documento: “não foi feito por nenhum coletivo burguês e sim por anarquistas insurrecionários”. Sei lá o que querem explicar com isso. Pelo menos confessam que são anarquistas. Deveriam acrescentar também que são vândalos e baderneiros, e sem vocação para conviver harmoniosamente no seio da nossa sociedade. (...)

Ônibus 2

Heloni M. Martorano Martinez

Eng. civil, Campinas

Horrível é a palavra para a forma dos protestos da população em várias capitais e cidades do País por conta do aumento das passagens dos transportes urbanos. Coisa de bárbaros, claramente insuflada por dirigentes com outros objetivos menos nobres que o custo de vida da população. Isso colocado, também classifico como “horrível” o descaso histórico dos responsáveis públicos com a gestão dos meios de mobilidade urbana nas cidades e regiões metropolitanas. Promessas em cima de promessas e nada de melhorias palpáveis. Será que realmente não existem meios de minimizar os desconfortos e os atrasos de uma viagem em transporte coletivo? Será que não dá para melhorar a segurança? Um trajeto do DIC até o Centro da cidade às 7h dentro de um coletivo seria uma boa amostra para nossos responsáveis maiores sentirem porque o povo reclama. Fica a sugestão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por