John Manuel Monteiro, 56 anos, morreu em acidente envolvendo 4 carros e 2 carretas na noite desta terça
John Manuel Monteiro em dezembro de 2012 ao lado da ex-diretora do IFCH, Nádia Farage (Divulgação/Unicamp)
John Manuel Monteiro, 56 anos, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) morreu em um acidente envolvendo quatro carros e duas carretas, no quilômetro 92 da Rodovia dos Bandeirantes na noite desta terça-feira (26).
De acordo com informação da Unicamp, o velório de John Manuel Monteiro deverá ser nesta quinta-feira (28) na Biblioteca do IFCH.
O acidente
De acordo com a AutoBan, concessionária responsável pelo trecho, o motorista de um táxi que seguia na pista sentido São Paulo, perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária, colidindo frontalmente com a Ecosport em que estava Monteiro, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O acidente
Em seguida, dois carros e duas carretas colidiram contra o táxi e a Ecosport. Uma pessoa foi encaminhada em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para o Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp e outra, com ferimentos leves, para o Pronto-Socorro São José.
Uma pista ficou interditada por 20 minutos para remoção dos veículos e a AutoBan registrou quatro quilômetros de congestionamento.
Sobre John Manuel Monteiro
John Manuel era professor titular da Unicamp. Nasceu em St. Paul, nos EUA, em 1956. Doutor em história da América Latina pela Universidade de Chicago, lecionou na Universidade da Carolina do Norte (EUA) e na Unesp. Foi pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e era professor de Antropologia no IFCH.
(Com informações da Unicamp)