Durante a reunião da direção palestina, a maioria dos movimentos rejeitou as propostas de Kerry
A direção palestina, reunida nesta quinta-feira com o presidente Mahmud Abbas, rejeitou majoritariamente a retomada das negociações com Israel sob os termos propostos pelo secretário de Estado americano, John Kerry, afirmaram os participantes da reunião à AFP. Durante a reunião da direção palestina, a maioria dos movimentos rejeitou as propostas de Kerry para retomar as negociações com Israel, segundo declarou o deputado independente Mustapha Barghuthi.
Outro participante, Wasel Abu Yusef, indicou que a direção palestina formou uma comissão para formular uma contraproposta ao chefe da diplomacia americana.
Mais cedo, o Fatah, o movimento de Abbas, havia pedido que a proposta do chefe da diplomacia americana, John Kerry, fosse modificada, e reclamou principalmente que as negociações tenham como base as fronteiras de 1967.
"O comitê central tem várias exigências para retomar as negociações, a mais importante é que Kerry anuncie que convoca negociações fundadas no princípio de dois estados com base nas fronteias de 1967", afirmou um dos dirigentes, Amin Maqbul.
A proposta de John Kerry era a de uma retomada das negociações com Israel sem o congelamento total da colonização que elas exigem.
O plano previa a retomada das negociações em conformidade com um discurso do presidente americano, Barack Obama, que convocou em 2011 a criação de um Estado palestino baseado nas linhas anteriores à ocupação israelense de 1967.