Preocupação com avanço do H1N1 faz igrejas adotarem medidas preventivas nas missas
A preocupação com os casos da gripe H1N1 fez com que as Dioceses de Limeira e Jundiaí cancelassem práticas tradicionais nas missas de suas paróquias. As recomendações para evitar o contágio dos fiéis, como o fim dos abraços e apertos de mãos na hora da Paz de Cristo, são válidas para as igrejas de Americana, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Cosmópolis, Jundiaí, Itupeva, Limeira, Louveira e Nova Odessa.
As medidas não são obrigatórias, mas muitas igrejas envolvidas já aderiram ao procedimento. É o caso da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Nova Odessa. Nela, o padre Ocimar Francisco Francatto orienta seus fiéis na hora da missa.
“Antes mesmo de a medida ser tomada pela Diocese, já tínhamos abolido o abraço da Paz e as mãos dadas no Pai Nosso. Também oferecemos álcool gel antes da comunhão e a igreja fica bem aberta para a ventilação”, relata o padre.
Piracicaba e Campinas não aderiram
Em ambas as Dioceses, a medida deve se prolongar por tempo indeterminado, até que o vírus dê uma cessada e a época de frio passe. A Diocese de Piracicaba e a Arquidiocese de Campinas informaram que ainda não vão tomar atitudes desse tipo.