Que o currículo é o espelho da experiência profissional, todo mundo já sabe. O fato é que necessário sempre mantê-lo atualizado. De acordo com pesquisas, os profissionais levam mais de seis meses para incluir novos dados.
Dos profissionais de 21 a 30 anos, 54,7% declararam que passam mais de 180 dias sem colocar informações sobre a sua evolução na carreira. Entre as pessoas de 31 a 40 anos, o percentual é ainda maior: 57,7% ficam mais de seis meses sem atualizar o currículo.
LEIA TAMBÉM:
Chefes ruins podem ensinar coisas boasEspecialistas dão dicas de como ser um ótimo negociadorNa hora de atualizar seu currículo, porém, é necessário prestar atenção à alguns detalhes:
1- Máximo de informação
Se o currículo de papel tem limite de tamanho e geralmente conta com uma ou duas páginas, a versão online não deve ser enxuta. Use e abuse de palavras chaves e não deixe nenhum projeto relevante de fora, porque ele pode ser essencial para você ser chamado para a entrevista.
2- Revisão
Releia o documento e fique sempre atento aos detalhes. Letras trocadas, erros ortográficos e de concordância são pontos negativos.
3- Objetivo profissional
Ele pode ser mais abrangente, indicando a área de atuação ou mais específico trazendo também o cargo almejado. O importante é que o recrutador perceba que você é um profissional que sabe o que quer.
4- Relevância
Inclua apenas o que for relevante e que reflita suas aptidões. Evite colocar adjetivos soltos. Se você é proativo, organizado e tem habilidades de liderança, coloque projetos e experiências que exemplifiquem estas competências.