SAÚDE

Dicas para evitar a queda de cabelo

Principal causa está ligada à alimentação

Mariane Montedori
04/06/2013 às 11:32.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:28

Fios de cabelo no travesseiro ou no ralo do banheiro podem assustar e até causar pânico em algumas mulheres que sofrem com este mal. No entanto, o que muitas não sabem, é que a queda está muitas vezes ligada à alimentação. O mau hábito alimentício gera falta de nutrientes e vitaminas no organismo, o que pode gerar consequências nos cabelos, unhas e até na pele. 

Segundo a dermatologista Karla Assed, diretora da clínica dermatológica Sensi Ka, no Rio de Janeiro, “o normal é cair, em média, 100 fios de cabelo por dia”.  Quando a queda ultrapassa a média, é quase certeza que o motivo está ligado a alimentação. Outros fatores incluem secagem excessiva dos fios pelo secador, tinturas, alisamentos e até causas hereditárias. 

Se a queda de cabelo persistir por mais de duas semanas, é aconselhável agendar uma consulta com um dermatologista, que irá avaliar as possíveis causas e indicar o tratamento específico para o problema.

Dicas para evitar a queda de cabelo

A primeira etapa é tomar cuidado com o manuseio dos fios. Use elásticos de pano para não agredi-los e não torça o cabelo com a toalha depois do banho.

Mantenha os fios limpos, lavando os cabelos sempre com 2 ou 3 passadas de shampoo. A primeira lavagem limpa um pouco a oleosidade, a segunda limpa profundamente e a terceira é responsável pela hidratação dos fios. Isso evita a oleosidade dos cabelos, que gera a queda. Evite usar água muito quente, dormir com os fios molhados e passar condicionador ou leave-in na raiz.    

Use a alimentação como aliada e não deixe faltar certos alimentos na sua mesa. Consuma ervilha, amendoim, trigo integral, leite e derivados, óleos vegetais, carnes em geral,nozes, cenoura, linhaça, abacaxi, vegetais e cereais, frutas cítricas e hortaliças cruas. Estes nutrientes são fundamentais para um cabelo bonito e saudável. 

Assim como existem alimentos que promovem a saúde do cabelo, há aqueles que, em excesso, deixam os fios frágeis e facilitam a queda. Risque do seu cardápio diário café, frituras, alimentos muito gordurosos e açúcar refinado em excesso, além das bebidas alcoólicas. A medida garante também uma cinturinha de pilão.

Se for necessário utilizar o secador ou chapinha, não deixe de usar um protetor térmico. Esta etapa é importante pois previne o ressecamento e a consequente quebra dos fios.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por